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Startup oferece aluguel de motos elétricas a entregadores

Por: Arthur Caldeira . 29/03/2023
Inovação

Startup oferece aluguel de motos elétricas a entregadores

Com modelo de negócio com estações de troca de baterias, a Vammo quer acelerar eletrificação dos veículos de duas rodas

2 minutos, 35 segundos de leitura

29/03/2023

Por: Arthur Caldeira

Blaustein (à esq.) e Sarvary captaram US$ 8,5 milhões em investimentos para criar a Vammo. Foto: Divulgação Vammo

De acordo com o Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Moto-Taxistas do Estado de São Paulo (SindimotoSP), entre 2020 e 2021, o número de entregadores cresceu 20% na cidade. Calcula-se que, atualmente, existam cerca de 400 mil motofretistas entregando de tudo nas ruas paulistanas.

De olho nesse mercado, a startup Vammo iniciou suas operações há cerca de nove meses. “Escolhemos começar em São Paulo, pois a cidade tem a maior frota de motos da América Latina e milhares de entregadores”, explica Jack Sarvary, CEO da Vammo.

Fundada pelos norte-americanos Jack Sarvary, ex-Rappi, e Billy Blaustein, ex-Tesla, a Vammo oferece aluguel de motos elétricas a entregadores. A grande inovação da startup é incluir também o acesso às estações de troca de baterias. “Eles não podem ficar parados. Para esses profissionais, tempo é dinheiro”, brinca Sarvary.

As locações começaram no início deste ano, depois que a startup captou US$ 8,5 milhões em sua primeira rodada de investimentos. Com a quantia, a empresa importou 100 motocicletas elétricas para o início das operações B2B e B2C em São Paulo.

O foco inicial da Vammo era alugar as motos elétricas para empresas, mas, na prática, a teoria foi outra. “Achávamos que o segmento B2B seria maior, mas, pelo contrário, são os autônomos”, reconhece Sarvary. Segundo o CEO da Vammo, atualmente, quase todas as motos elétricas são alugadas pelos próprios motoboys. Das 100 motos disponíveis, 60 já estão alugadas, e a empresa planeja ampliar a frota.

Como funciona o aluguel de motos elétricas

A Vammo oferece quatro planos de assinatura que já incluem manutenção, seguro, IPVA e moto reserva. Além, é claro, da troca de baterias ilimitada nas seis bases próprias e outras três em parceiros comerciais, espalhadas pela capital paulista, com exceção da zona norte.

O que difere cada plano é o tipo da motocicleta e o preço, que vai de R$ 199 a R$ 329 por semana. No plano mais acessível, o entregador aluga uma scooter Niu NQi Sport, que tem velocidade máxima de 60 km/h e 60 quilômetros de autonomia. Já no mais caro, é oferecida uma motocicleta Super Soco TS com melhor desempenho (75 km/h) e maior autonomia (90 quilômetros).

Por meio de um aplicativo próprio da Vammo, o entregador pode consultar onde ficam as estações com baterias disponíveis. Pelo app, o motofretista também informa problemas na moto e agenda manutenções.

Embora o valor pareça alto, traduz-se em economia para o entregador. Motoboy há 25 anos, Robson Costa, 42 anos, foi um dos primeiros clientes da empresa. Ele roda cerca de 150 quilômetros por dia com a moto elétrica e comemora a economia de tempo e dinheiro, pois não precisa gastar com combustível nem com as manutenções periódicas que uma moto a combustão exige.

Quanto à autonomia, Costa diz que faz duas trocas de baterias diárias. “Uma depois do almoço e, outra, no fim da tarde, antes de ir embora para casa”, finaliza.

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