Primeira tag gratuita para pedágio free flow no Brasil é lançada | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Primeira tag gratuita para pedágio free flow no Brasil é lançada

Por: Erick Souza, especial para o Mobilidade . 27/09/2023
Inovação

Primeira tag gratuita para pedágio free flow no Brasil é lançada

Com pagamento automático, usuários do equipamento economizam tempo em filas

2 minutos, 45 segundos de leitura

27/09/2023

Por: Erick Souza, especial para o Mobilidade

A tag free flow também funciona em serviços paralelos, com cobranças de taxas. Foto: Getty Images

Foi lançada a primeira tag gratuita voltada para o pagamento automático de pedágios free flow do Brasil. O primeiro trecho de pedágio sem cancela passou a funcionar no início deste ano, em março, na região da rodovia Rio-Santos (BR-101).

A tag com isenção de mensalidade é um lançamento da ConectCar, empresa de pagamento automáticos. De acordo com o diretor de Negócios e Produtos da empresa, Newton Ferrer, a tag é específica para o free flow, utilizada apenas na região em que o serviço está disponível.

“A cobrança tem a tarifa estipulada pela própria concessão e é debitada no cartão do cliente. Essa é uma tag pré paga, ele [o cliente] já faz um carregamento de 30 reais e o valor [da tarifa] é debitado desse saldo”, explica.

Além do pagamento automático, o usuário da tag free flow também conta com um desconto da própria concessionária dos pórticos. O DBT, desconto básico de tarifa, inclui um desconto de 5% do preço normal. “Se o cliente se torna um usuário frequente, se ele roda mais uma vez no mesmo pórtico, ele tem um desconto progressivo que pode chegar a 70%”, comenta. Esse processo todo é automático.

A tag também evita que os motoristas se tornem inadimplentes. O sistema de cobrança automático associado ao cartão do cliente facilita o pagamento em todos os cruzamentos. Com a cobrança feita automaticamente, o motorista não precisa buscar a concessionária.

Para usuários que não utilizarem a tag, em caso de não pagamento, é necessário buscar outros meios de disponibilizados pelas concessionárias. A não quitação dentro do prazo estipulado acarreta em multas para os usuários.

“Com essa expansão, queremos levar comodidade para a população dos locais onde ele está e estará ativo, além de facilitar o dia a dia das pessoas por meio do pagamento automático”, afirma o diretor.

Segundo a empresa, em 2023, houve um aumento de 43% no número de pedidos de tags registrados na região da Rio-Santos.

Pórticos de pedágio free flow

Atualmente, o pedágio sem cancela está presenta nos trechos do Km 414, em Itaguaí, no Km 447, em Mangaratiba, e no Km 538, em Paraty, no Rio de Janeiro. Um novo pórtico instalado no Rio Grande do Sul, localizado em Flores da Cunha.

“[Nesses locais] é mais fácil realizar os testes da concessionária nesses locais que são utilizados por veículos leves e pessoas físicas”, explica Ferrer. Segundo ele, a região turística tem um grande fluxo de motoristas e é um bom lugar para a ampliação dos testes com o sistema de pedágio.

De acordo com o diretor, o perfil do cliente da tag da ConectCar são donos de veículos leves que têm como habito passar na mesma rodovia várias vezes, seja por turismo, lazer ou trabalho.

A tag free flow da empresa também funciona em praças tradicionais de pedágio, fora do modelo free flow. Motoristas que utilizarem a solução em outros locais onde a ConectCar é aceita, precisam pagar uma taxa de uso de R$ 17,90 no mês que usar.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

1 Comentário


  • Droga Zulia - 28/09/2023

    O engraçado é ser multado, já que só um agente público pode fazer, e como a concessionária tem esse poder ?

  • Faça o login