Inovação

Tesla e Fiat 500e são destaques de evento sobre eletromobilidade

Até sábado, São Paulo abriga debates sobre o tema e passeio de veículos movidos a bateria

3 minutos, 20 segundos de leitura

22/09/2021

Fiat 500e, pela primeira vez, será visto em um evento no Brasil. Foto: Divulgação Fiat

Nos próximos quatro dias, a cidade de São Paulo se transformará na capital brasileira da eletromobilidade. Isso porque, até sábado, a região da Praça Charles Miller e o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, abrigarão o VE Open, um dos maiores e mais importantes eventos brasileiros na área da eletromobilidade. Ele incluirá um congresso com especialistas desse segmento, uma feira com apresentação de veículos, produtos e tecnologias, test drive e, ainda, um passeio com veículos elétricos pela cidade.

“Esse evento marca a união do mercado brasileiro da eletromobilidade, mostrando tendências e caminhos que irão nortear o setor daqui para frente e contribuirão para o seu desenvolvimento”, afirma Ricardo Guggisberg, fundador do Veículo Elétrico Latino-Americano e presidente do Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS), uma das entidades que apóiam o evento.

A programação começa, hoje, às 8h30, com o Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE), que reunirá, durante três dias, 26 apresentações de 130 profissionais. Amanhã e sexta a programação vai das 9h às 18h. Todas as apresentações poderão ser acompanhadas presencialmente ou pela internet.

Entre amanhã (23) e sábado (25), das 12h às 20h, na Praça Charles Miller, haverá a exposição Veículo Elétrico Latino-Americano, em que estão confirmadas a participação de montadoras de automóveis (Nissan, Fiat e o representante brasileiro da Tesla), marcas de motocicletas (Bull Motors e Shineray), locadoras de veículos elétricos (Unidas e Movida) e empresas especializadas em carregamento de veículos elétricos (Zletric e Power2go).

Também estarão presentes fornecedores de bicicletas, quadriciclos, triciclos e scooters elétricos (Elemovi), de sofisticadas bikes elétricas importadas produzidas pela Specialized, além de um ônibus elétrico da Eletra e o primeiro carro-forte elétrico n mundo (do Grupo Protege).

Destaque para o Fiat 500e

Durante a feira, será apresentado, pela primeira vez em um evento no Brasil, o novo Fiat 500e. Ele será exposto no estande da Stellantis, grupo do qual a Fiat faz parte. O veículo é um ícone global da indústria automotiva, totalmente renovado em termos de design, tecnologia e conectividade. Lançado, no Brasil, no mês passado, o modelo apresenta autonomia média de 320 quilômetros. Porém, testes realizados pela Fiat indicaram que o carro pode chegar a 460 quilômetros de autonomia, rodando em condições ideais.

No estande da Osten Group será exposto, também pela primeira vez no País, um carro da sofisticada marca norte-americana Tesla. A atração será o modelo Y Performance, um SUV totalmente elétrico, um dos veículos Tesla lançados, no mercado brasileiro, em março – disponível, também, para locação pelo sistema de assinatura mensal. A Osten é representante da marca no Brasil.

Com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, o Model Y Performance tem potência de 456 cv e bateria com 480 quilômetros de autonomia. O modelo foi projetado para transportar até cinco adultos, combinando versatilidade e segurança, com desempenho superior na categoria.
A Nissan participa com um estande repleto de atrações e onde estarão em exposição dois Nissan Leaf, carro 100% elétrico e referência mundial no segmento. Outras duas unidades do Nissan Leaf poderão ser experimentadas pelos visitantes na área de test drive.

Para promover maior imersão dos visitantes no mundo da eletrificação e da mobilidade inteligente, o estande da marca japonesa terá atividades como bicicletas que produzem energia com o pedalar do ciclista e um gerador Van der Graaf – dispositivo que faz os cabelos da pessoa que o toca ficarem “eletrizados”.

No sábado, dia 25, a partir das 8h, acontece o Dia da Mobilidade Elétrica, marcado por um passeio de veículos elétricos pela cidade, cruzando a Avenida Paulista e chegando até o Estádio do Pacaembu.

Mais informações em www.velatinoamericano.com.br

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login