Voltar
Meios de transporte

Transporte executivo abraça a tecnologia

Fretadão criou um modelo de gestão que promete redução de 20% a 40% no custo do serviço, comparado ao valor praticado no mercado

Daniela Saragiotto

28/09/2020 - 2 minutos, 39 segundos


Fretadão Divulgação - transporte executivo
O Fretadão transporta mais de 6 mil passageiros por dia e tem mais de 60 empresas clientes. Foto: Divulgação

O mercado de fretamento movimenta, anualmente, cerca de R$ 10 bilhões, de acordo com dados da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (Fresp). Há, apenas no Estado de São Paulo, em torno de 150 mil empresas com potencial para contratação do serviço de transporte executivo.

Leia mais:
'São Paulo tem o ecossistema certo para carros voadores', diz diretor da Airbus
Poder público agora precisa de agilidade
Pesquisa aponta que 30% de donos de carro abririam mão do veículo por outros meios de transportes

Uma pesquisa da Rede Nossa São Paulo feita em 2017 revelou que 80% dos paulistanos deixariam de usar carro particular caso houvesse uma alternativa melhor de transporte.

É com foco nesse segmento promissor e nesse perfil de usuário que o Fretadão tem atuado. Criada, em 2014, por três desenvolvedores que utilizavam transporte fretado no dia a dia, a startup nasceu com o objetivo de reduzir o tempo de jornada dos seus usuários.

Nos primeiros anos de operação, a empresa consistia em um marketplace que conectava pessoas a linhas de fretados e disponibilizava um aplicativo para que os passageiros pudessem acompanhar o seu veículo em tempo real.

Evolução do transporte executivo

Em 2017, os sócios decidiram iniciar um novo modelo de negócio focado na tecnologia para que as empresas contratantes tenham custos menores e os usuários obtenham os trajetos mais curtos.

“Por meio de uma plataforma tecnológica, atuamos em todo o ciclo da contratação do transporte fretado: seleção do transportador, roteirização de pessoas, gestão operacional diária, compartilhamento e otimização da malha com foco em redução de custos e na eficiência operacional”, explica Antônio Carlos, CEO e cofundador do Fretadão.

Foco em tecnologia

Em 2018, a empresa recebeu um investimento de R$ 2 milhões da Domo Invest, o que possibilitou a expansão da empresa com foco no mercado empresarial. “Entregamos roteirização otimizada baseada no endereço dos usuários, traçamos as melhores rotas, conseguimos diminuir a ociosidade dos veículos e aumentamos a capacidade de otimização, com rotas mais próximas dos usuários e menor tempo de viagem, gerando redução entre 20% a 40% no custo do transporte, comparado com o valor praticado no mercado tradicional de fretados”, diz Alexandre Santos, sócio e cofundador.

Hoje, a empresa também oferece a possibilidade de usuários avulsos contratarem o serviço. De acordo com o Fretadão, a legislação determina que o fretamento deve ser um contrato mensal, com o número de dias definidos. Dessa forma, o usuário pode escolher quantas vezes quer usar o fretado na semana – ou todos os dias da semana – e selecionar seu “pacote”.

Controle da viagem

A partir do app do passageiro, o Fretadão integrou ferramentas de gestão B2B, que têm possibilitado à empresa monitorar o comportamento do motorista: se há desvio de rota, curvas em alta velocidade ou mesmo freadas bruscas.

O Fretadão transporta mais de 6 mil passageiros por dia, tem mais de 60 empresas clientes – como Ambev, Dafit e Decolar, entre outras – e faz a gestão de mais de 370 linhas de fretados. Operando em São Paulo e em outros estados, como Pará e Rio Grande do Sul, a empresa está movimentando, neste ano, cerca de 3milhões por mês.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
3 Comentários

  • Vivian Ávila - 30/09/2020

    Incrível revolução nesse mercado!

  • Gisele Alamino da Costa - 30/09/2020

    Muito bom ver que diversos segmentos estão incluindo tecnologia para melhorar o serviço! Isso abre as portas para mais empregos e oportunidades! 👏🏻

  • Julia Moura - 30/09/2020

    Muito bom contribuir com a mobilidade urbana, vamos mudar muito esse cenário. 💙🚀

  • Você precisa estar logado para comentar.
    Faça o login