A ferrovia estatal ÖBB (Österreichische Bundesbahnen), da Áustria, move seus trens com energia solar e eólica. Em agosto de 2024 a companhia começou a instalação de 19 mil módulos fotovoltaicos em Thalsdorf, na Áustria. De acordo com a empresa, os equipamentos devem gerar 16 GWh de energia por ano, o suficiente para sustentar 4 mil viagens ferroviárias a jato entre as cidades de Villach e Viena.
Desde 2022 a companhia também usa turbinas eólicas para mover seus trens. O equipamento, localizado na cidade austríaca de Höflein, foi o primeiro do mundo a alimentar trens, de acordo com a ÖBB. A turbina movida pelo vento “tem uma potência de cerca de 3 MW (megawatts) e fornece energia para cerca de 1.400 viagens de trem na rota de Viena a Salzburgo por ano”, afirma a companhia em seu site.
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A estratégia adotada pela ÖBB para reduzir suas perdas energéticas é a instalação de geradores de energia renovável próximos dos trilhos. Em resumo, a construção de turbinas eólicas e placas solares ao lado dos trilhos garante que o modal seja alimentado diretamente na linha aérea, sem que a eletricidade se perca ao percorrer longas distâncias.
Turbinas eólicas em ambientes urbanos também podem perturbar moradores com barulho e poluição visual. Por isso, gerar energia renovável longe das cidades e no caminho percorrido pelos trens foi uma solução encontrada pela empresa.
Ao mesmo tempo, os projetos também beneficiam os moradores locais. As placas solares em Thalsdorf, por exemplo, fornecem sombra para cerca de 6 mil galinhas e 60 ovelhas pertencentes aos fazendeiros da região. Em Taiskirchen, também na Áustria, outra fazenda solar da ÖBB fornece um pasto protegido para 9.600 galinhas e cerca de 100 ovelhas.
A combinação entre geração de energia limpa e apoio aos fazendeiros locais recebeu o nome de sistema agrofotovoltaico. Enquanto reaproveita espaços disponíveis para produzir energia verde, o sistema ajuda a empresa a cumprir sua meta de transição energética. O objetivo é de que até 2030, a autossuficiência da companhia com eletricidade de tração verde seja de 80%.