Túnel submarino mais profundo do mundo vai custar R$ 12 bi; saiba onde fica | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Túnel submarino mais profundo do mundo vai custar R$ 12 bi; saiba onde fica

Por: Erick Souza . Há 5h
Inovação

Túnel submarino mais profundo do mundo vai custar R$ 12 bi; saiba onde fica

Empreendimento de 26 km deve reduzir tempo de viagem de 21 horas pela metade

1 minuto, 33 segundos de leitura

17/12/2024

túnel submarino Rogfast, na Noruega
Governo norueguês prevê conclusão do túnel Rogfast em 2033, conectando os distritos de Randaberg, Kvitsøy e Bonk. Foto: Reprodução/Statens Vegvesen

A Noruega está construindo o túnel submarino mais longo e mais profundo do mundo. O empreendimento deve custar cerca de R$ 12 bilhões, em valores já convertidos, e reduzir a viagem em pelo menos 11 horas. Atualmente, o mesmo trajeto pode levar até 21 horas de duração, incluindo a necessidade de se utilizar balsas.

De acordo com a Statens Vegvesen, agência governamental para estradas públicas do país, o projeto deve ficar pronto em 2033. O túnel Rogfast, como ficou conhecido, vai conectar os distritos de Randaberg, Kvitsøy e Bonk, separados por mais de 25 km de água. A parte mais profunda do túnel estará sob mais de 390 metros dos fiordes noruegueses, como são conhecidas as entradas do mar entre montanhas.

Túnel submarino Rogfast

Ao longo do trajeto, o novo túnel também deve facilitar a locomoção dos noruegueses entre outras cidades, como Stavanger e Bergen, onde é necessário utilizar balsas em sete trechos diferentes. A expectativa da agência é de que o Rogfast diminua o tempo de viagem entre Stavanger e Bergen em cerca de 40 minutos.

Projeto também prevê canais subaquáticos suspensos na superfície. Foto: Reprodução/Statens Vegvesen

As primeiras partes da construção, entre Randaberg e Bokn, já estão em processo de implementação. Quando concluído, o Rogfast irá superar o túnel Lærdal, também da Noruega, e a atual construção submarino mais longa do mundo, com cerca de 24 km de extensão, entre Lærdal e Aurland.

Além do túnel submarino, o projeto prevê a criação de túneis “flutuantes”, conectados ao fundo do mar ou suspensos na superfície da água. Ao longo da via, o túnel também contará com saídas de emergência a cada 250 m.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login