Valeo lança sistema para bicicleta elétrica

Além do motor e do câmbio, o sistema também vem com trava e controle inteligente. Foto: Getty Images

11/09/2022 - Tempo de leitura: 2 minutos, 7 segundos

A Valeo lançou mais um sistema para bicicleta elétrica na Europa. O pacote inclui um motor elétrico de 48 volts e câmbio automático de sete marchas. Segundo a empresa francesa, trata-se de um “tudo em um”. Além do motor e do câmbio, o sistema também vem com trava e controle inteligente.

As novidades ajudam na hora de pedalar. Por exemplo, o “Smart eBike” é um sistema que monitora as ações do ciclista e ajuda a assistência elétrica a dar o ritmo à pedalada. De acordo com a Valeo, a tecnologia é acionada por algoritmos preditivos. Ou seja, a bicicleta elétrica se adapta ao ciclista e não o contrário.

“Os algoritmos do sistema aprendem com o ciclista e antecipam o estilo de pedalada para oferecer a marcha ideal necessária em qualquer situação”, informa a empresa, em nota.

O sistema de motor e transmissão contou com a parceria da empresa francesa Effigear. Em suma, o que muda é que a transmissão final agora pode ser feita por correia dentada. A Valeo eliminou peças como catracas e correntes.

Já o motor elétrico de 48 volts entrega até 130 Nm de torque, ou 13 kgfm. Segundo a fabricante, o número é oito vezes a força que um ciclista faz ao pedalar. Por fim, o câmbio automático promete trocas de marcha em menos de 100 milissegundos. A Valeo garante que as trocas são suaves em qualquer condição.

Devido ao alto torque, os ciclistas podem enfrentar rampas com mais de 14% de inclinação. Tudo isso sem dificuldades na hora da subida. Portanto, fica mais fácil transitar por terrenos acidentados e difíceis. Além disso, o sistema permite o transporte de cargas. Com isso, é possível transportar até 315 kg.

Clientes interessados

O primeiro sistema para bicicleta elétrica da Valeo foi apresentado em 2020. Na ocasião, o pacote também era alimentado com a tensão de 48 volts. Entretanto, somente mais de um ano depois é que a empresa conseguiu os primeiros clientes. Ao todo, foram 14 clientes interessados.

Segundo a Valeo, quem demonstrou interesse foram os fabricantes de bicicletas elétricas, entre eles La Manufacture Française du Cycle, Ateliers HeritageBike, Cycleurope, VUF Bikes e FUELL.

Por meio de nota divulgada à imprensa, a Valeo considera o sistema como a “grande inovação no novo cenário de mobilidade”. O objetivo é entregar mais de 100 mil unidades até 2024. Entretanto, a empresa não informou detalhes sobre o número de encomendas já realizadas até o momento.