Vantagens de instalar painéis solares em locomotivas híbridas

Buscando sugestões para:


Veja as vantagens de instalar painéis solares em locomotivas híbridas

Por: Isabel Lima . Há 5h

Publicidade

Inovação

Veja as vantagens de instalar painéis solares em locomotivas híbridas

MRS Logística implementou um sistema em que as baterias da locomotiva não precisam ser carregadas em um ponto específico e sim durante todo o trajeto

2 minutos, 17 segundos de leitura

28/04/2025

painéis solares em locomotiva híbrida
Em oito meses, empresa desenvolveu o projeto e colocou primeiro protótipo para rodar. Foto: Divulgação/MRS

Apesar de ser uma tecnologia que retoma o período dos anos 1800 no Brasil, as ferrovias e locomotivas seguem em pleno desenvolvimento e inovação. Atualmente, os trens no País são diesel-elétricos, mas há empresas com abordagens ainda mais sustentáveis. Em 2023, a MRS Logística lançou um projeto desenvolvido dentro da companhia: painéis solares em locomotivas híbridas para garantir o funcionamento das baterias. 

Leia também: Trens híbridos como solução para aumento da malha ferroviária

A empresa já colocou em funcionamento 11 locomotivas com painéis solares, mas até o fim de 2025, 20 devem estar em operação. Por enquanto, o projeto funciona na frota de serviço interno que realiza a manutenção da via permanente em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Após oito meses de estudos e testes, a MRS enfim colocou os primeiros protótipos na malha ferroviária da empresa. O processo levou a equipe técnica a se especializar em placas elétricas e buscar um fornecedor com conversores específicos. 

Veja as vantagens de instalar painéis solares em locomotivas

painéis solares em locomotivas híbridas
Painéis flexíveis permitem que as locomotivas fiquem até 120 dias paradas sem descarregar bateria. Foto: Divulgação/MRS

Para entender as vantagens de instalar painéis solares nas locomotivas diesel-elétricas, é necessário compreender como se realiza a manutenção dessas baterias. A locomotiva funciona em um sistema híbrido, movido a combustão do diesel e energia proveniente das baterias. 

“O diesel é usado como combustível de um motor de combustão interna de grande porte associado a um gerador elétrico”, explica a MRS. Entretanto, há desafios nos períodos de inatividade das locomotivas. Isso porque as equipes precisam se deslocar até os trens a cada 72 horas para carregar a bateria com diesel. 

“Com a instalação das placas solares, as baterias são mantidas carregadas automaticamente mesmo durante os períodos de inatividade”, conforme a empresa. Dessa forma, os trens passaram a trabalhar com eficiência máxima. Portanto, não é mais necessário deslocar uma equipe para fazer o trabalho. 

 “As placas solares geram energia suficiente para manter 90% da carga das baterias enquanto a locomotiva está desligada, garantindo que ela esteja sempre pronta para uso”, conta Cássio Eduardo, especialista ferroviário da Gerência Geral de Manutenção de Locos e responsável pelo projeto.

Atualmente, a MRS é uma das maiores operadoras logísticas do Brasil, com 1,643 km de malha ferroviária. A região administrada pela companhia transporta grande parte das commodities da região sudeste do País.

Leia também: Transporte de passageiros sobre trilhos economizou cerca R$ 12 bilhões no Brasil em 2024

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login