Vendas de veículos elétricos e híbridos no mundo devem chegar a 8,3 milhões em 2022
O que contribui para aumentar as vendas é a necessidade de reduzir a emissão de CO2
As vendas globais de veículos puramente elétricos (BEV) e híbridos plugáveis (PHEV) devem chegar a 8,3 milhões até o fim de 2022. É o que prevê o CEO da consultoria automobilística para o setor automotivo Bright Consulting, Paulo Cardamone. Entretanto, o volume será apenas 10,2% de todos os 81,5 milhões de veículos vendidos no ano em todo o mundo.
Considerando a frota mundial, são 24,8 milhões de veículos eletrificados. Contudo, o total de carros em todo o mundo é de 1,47 bilhão. Assim, a participação é de apenas 1,7%. Ou seja, a cada 58 carros nas ruas, apenas um é BEV ou PHEV.
Segundo Paulo Cardamone, o que contribui para aumentar as vendas é a necessidade de reduzir a emissão de CO2. Com isso, as marcas devem vender cada vez mais veículos BEV e PHEV. Desta forma, o aumento das vendas deve passar dos 10% previstos em 2022 para 18% em 2025 e 32% em 2030.
“As limitações para um crescimento ainda maior são os altos valores das baterias e os imensos custos de infraestrutura”, diz o CEO. “Especialmente para países em desenvolvimento ou que possuem matriz energética suja, onde o carregamento das baterias implique em mais CO2 na atmosfera”, completa Cardamone, em artigo divulgado pela Bright Consulting.
“Não estão cobertos nestes cálculos os veículos HEV e mild-hybrid, dependentes de combustíveis líquidos, por não precisarem de carregamento. Embora também contribuam na redução do CO2 gerado”, detalha.
Veículos elétricos e híbridos no Brasil
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a frota de carros elétricos e híbridos chegou à marca de 100 mil unidades no Brasil em 2022. O marco foi atingido em 26 de julho, quando o número chegou aos exatos 100.292 veículos leves em circulação.
Com relação às vendas, o acumulado do ano, até julho, foi de 23.033 unidades vendidas. Segundo a ABVE, trata-se de uma alta de 31% em relação aos 17.524 dos sete primeiros meses de 2021. Os números incluem PHEV, BEV e ainda veículos elétricos híbridos (HEV). Tanto comerciais leves quanto SUVs e utilitários.
Por sua vez, Cardamone aponta que a frota de veículos elétricos e híbridos plug-in atingirá 950 mil unidades em 2030 no Brasil. Entretanto, a participação será de 1,8% na frota total de veículos leves prevista de 58 milhões de unidades.
O aumento depende de as vendas destes veículos dobrarem até 2025 e crescerem 50% até 2030. “Esses veículos eletrificados e carentes de carregamento dependerão de uma rede de abastecimento ao redor de 160 mil carregadores e um investimento da ordem de US$ 3,4 bilhões. Na verdade, precisamos encontrar soluções para os 57 milhões de veículos não eletrificados de uma frota antiga e mal cuidada que roda todos os dias no Brasil”, avalia.
“Com estas contas simples, chegamos à conclusão de que 85% a 90% da frota global continuará sendo abastecida por combustíveis líquidos, a grande maioria derivada de petróleo. Estes cálculos mostram que o caminho para o transporte ter impacto zero na emissão de CO2 ainda levará muito tempo, não importa o que prometam os governantes”, afirma também.
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