Veneza passa a utilizar sistema aberto de pagamento por aproximação | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Veneza passa a utilizar sistema aberto de pagamento por aproximação

Por: Redação Mobilidade . Há 5 dias
Inovação

Veneza passa a utilizar sistema aberto de pagamento por aproximação

Novo modelo deve beneficiar cerca de 180 milhões de passageiros por ano

1 minuto, 43 segundos de leitura

08/07/2024

Por: Redação Mobilidade

transporte público em Veneza
Novo sistema inclui frota de 149 embarcações (ônibus aquáticos, lanchas e balsas), mais de 150 cais, 540 ônibus, 20 bondes. Foto: Adobe Stock

A cidade de Veneza, na Itália, está implementando um sistema aberto de pagamento por aproximação em toda a região. A rede de transporte público da Azienda Veneziana della Mobilità (Empresa de Mobilidade de Veneza, em tradução livre) transporta 180 milhões de pessoas todos os anos. A atualização inclui mais de 2.200 novos validadores no sistema de mobilidade pública, envolvendo ônibus, bondes e, até, embarcações aquáticas.

Leia também: “Pagamento com cartão de débito e crédito Mastercard no transporte cresceu 76%”, diz executiva

A iniciativa para modernização do transporte público da AVM, a empresa responsável pela operação em Veneza, introduziu o sistema aberto de pagamento EMV (Europay, Mastercard e Visa). Essa nova configuração permite que os passageiros paguem qualquer serviço disponível com cartões bancários sem contato.

O usuários do transporte na área metropolitana da cidade italiana podem usar cartões de débito ou crédito, por exemplo. Além disso, dispositivos inteligentes com aproximação, como smartwatches ou smartphones, também funcionam.

Pagamento por aproximação em Veneza

Ao todo, os novos validadores incorporados na rede de transporte de Veneza estão em 149 embarcações (ônibus aquáticos, lanchas e balsas), mais de 150 cais, 540 ônibus, 20 bondes. As ferramentas também continuam funcionando para todas os outros meios de pagamento disponíveis, como cartões Venezia Unica e bilhetes eletrônicos. De acordo com Giovanni Seno, gerente geral do Gruppo AVM, a atualização terá grande potencial de uso durante o verão, período em que a região recebe milhares de turistas.

A empresa responsável pela tecnologia, a Conduent Transportation, também implantou sistemas de pagamento aberto sem contato em cidades nas regiões da Lombardia e Ligúria. A região de Veneto, Belluno e Verona também receberam tecnologias semelhantes. Conforme a empresa de transporte, a Conduent foi selecionada pela AVM em dezembro de 2022. O contrato estabelecia o fornecimento de um sistema de pagamento EMV na rede de transporte público.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login