Volvo lança carregador para veículos eletrificados

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Volvo lança carregador inteligente para veículos eletrificados da marca

Por: Mário Sérgio Venditti . Há 3h

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Inovação

Volvo lança carregador inteligente para veículos eletrificados da marca

Sistema faz com que os equipamentos de recarga DC leiam rapidamente os dados do carro, o que reduz o tempo da operação

4 minutos, 58 segundos de leitura

09/09/2025

Veículos eletrificados_Volvo Autocharge_Foto Volvo
Serviço está disponível exclusivamente aos modelos da Volvo nos 145 conectores de carga rápida instalados em 75 eletropostos do País. Foto: Divulgação Volvo

A recarga dos veículos eletrificados está entrando na era da inteligência. A Volvo estreou, recentemente, a tecnologia Autocharge, que faz a leitura imediata da “identidade” dos carros da marca no momento de sua conexão com os equipamentos DC (de carga rápida).

Leia também: Aplicativos de recarga elétrica proporcionam segurança e conveniência

O sistema é simples. O usuário ativa o Autocharge no aplicativo Volvo Car Eletropostos e, antes de iniciar a primeira recarga, faz um cadastro seguindo o passo a passo indicado no app.

Assim, a partir da segunda conexão, a tecnologia funciona automaticamente, dispensando a necessidade de inserir as informações do automóvel, o que traz mais agilidade e economia de tempo na operação.

“O Autocharge é uma espécie de biometria facial do automóvel”, afirma Guilherme Galhardo, head de eletrificação e digital da Volvo Brasil. “O equipamento reconhece de forma instantânea todos os dados armazenados e inicia a recarga. Nosso principal objetivo é facilitar a vida do consumidor.”

Os estudos para implantar a tecnologia começaram no ano passado, juntamente com a WEG e a Enel, empresas responsáveis pelos equipamentos usados pela Volvo.

“Dessa forma, o que levou mais tempo foram os ajustes para o fornecimento de energia em vários Estados, que envolve 40 concessionárias com normativas diferentes. Em algumas localidades, às vezes nem chega energia suficiente”, destaca.

Recarga dos veículos eletrificados: investimento

Por enquanto, o Autocharge está disponível exclusivamente aos modelos da Volvo nos 145 conectores de carga rápida, instalados em 75 eletropostos da marca espalhados em todas as regiões do Brasil (32 na Sudeste, 20 na Nordeste, 11 na Centro-Oeste, nove na Sul e três na Norte). Eles já realizaram cerca de 196 mil recargas em um total de 3,9 milhões de kWh consumidos.

Segundo a Volvo, tamanha estrutura – que exigiu R$ 70 milhões de investimentos – cobre 31 mil quilômetros de corredores e estradas do País.

Assim é possível, por exemplo, viajar de Pelotas (RS) a Jericoacoara (CE) se valendo da rede da Volvo em um percurso de mais de 5 mil quilômetros. “No segundo momento, o sistema será oferecido para carros elétricos de outras marcas”, antecipa.

A novidade não provocou aumento nas tarifas de recarga para o consumidor. O preço continua R$ 4 por quilowatt-hora. “Os custos são altos para manter toda a infraestrutura. Ainda assim, não os repassamos para o cliente”, garante.

O Autocharger se junta a outras funcionalidades presentes no aplicativo, como a localização de todos os pontos de recarga, a potência em kW dos carregadores e a possibilidade de reservar os conectores de carga rápida.

BYD e Tupi

A plataforma também agrega praticidades como consultar os horários de maior movimento das estações e o nível de carga da bateria de outro veículo conectado.

“Se antes de chegar ao eletroposto o motorista observar que o carro em processo de carregamento já está com 90% da bateria, então saberá que a operação terminará em poucos minutos e não precisará esperar sua vez por muito tempo. Se, por outro lado, estiver 20%, ele pode seguir viagem e procurar outro ponto de recarga”, explica Galhardo.

Para o executivo, a infraestrutura de recarga ainda apresenta um campo vasto de desenvolvimento de novas soluções. A próxima cartada da Volvo deverá ser um sistema de armazenamento de energia, capaz de entregar elevadas potências de abastecimento dos veículos elétricos. Sem entrar em detalhes, Galhardo limita-se a dizer: “Isso ajudará ainda mais o dono de carro elétrico”.

A Volvo não foi pioneira na oferta da tecnologia da “biometria” do automóvel. Em parceria com a BYD, a Tupi Mobilidade lançou o AutoCharger, em junho passado.

O sistema é semelhante. Para usá-lo, é preciso conectar o veículo ao carregador e abrir o aplicativo BYD Recharge para fazer a validação da operação.

Em seguida, o dispositivo – exclusivo aos modelos da fabricante chinesa – fará a leitura das informações do carro e enviará uma notificação ao cliente pelo app, liberando a utilização do AutoCharger. A recarga seguinte começará automaticamente apenas conectando o carro à estação, sem a obrigatoriedade de recorrer ao aplicativo.

Estações de recarga da E-Wolf ganham certificação do Inmetro

A E-Wolf, empresa de soluções de eletromobilidade, acaba de receber o certificado de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para toda a sua linha de estações de recarga destinada a veículos elétricos e híbridos.

Thiago Castilha, da E-Wolf: ‘Segurança é fundamental’. Foto: Divulgação E-Wolf

É a primeira empresa paulista do setor a receber o documento que, na prática, representa um diferencial de mercado para fabricantes, consumidores finais, gestores de frota e condomínios residenciais e comerciais.

A certificação atesta que os equipamentos da E-Wolf cumprem todos os padrões de segurança, qualidade e desempenho. “A recarga de carros elétricos é um assunto sério e exige compromisso com responsabilidade no atendimento ao consumidor”, afirma o diretor da E-Wolf, Thiago Castilha.

Para ele, a segurança começa já na escolha de carregadores certificados e com avaliações reconhecidas. “As montadoras parceiras valorizam esse cuidado, o que nos leva a investir continuamente em segurança. As empresas seguem critérios próprios, mas priorizar a proteção das pessoas e dos bens é sempre o melhor caminho”, aconselha.

Para ganhar o certificado, a E-Wolf passou por auditorias em sua sede, testes laboratoriais e relatórios de conformidade. Nos próximos três anos, as auditorias se repetirão, a fim de fiscalizar a manutenção dos padrões exigidos.

“A certificação nos equipamentos nacionais e importados comercializados no Brasil deveria ser obrigatória”, defende Castilha. “Isso ajudaria na prevenção de acidentes e na garantia da segurança e qualidade de recarga.”

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