Yamaha adota “alumínio verde” na produção de motos
Fabricante japonesa é a primeira a adotar alumínio refinado usando energia renovável; medida faz parte do plano da empresa em atingir a neutralidade de carbono em suas atividades até 2050
A Yamaha Motor anunciou que adotou o alumínio verde como matéria-prima para produzir suas motos desde fevereiro deste ano. A fabricante japonesa é a primeira a usar esse tipo de alumínio como forma de reduzir o impacto ambiental da produção de motos. A empresa também afirmou que planeja expandir gradualmente o uso do material daqui para frente.
Refinado usando fontes de energia renováveis, o “alumínio verde” emite cerca de 60% menos CO² em sua fabricação, quando comparado com o alumínio tradicional. Como as peças de alumínio representam entre 12% a 31% do peso total de uma motocicleta, portanto, a adoção de alumínio verde é uma forma eficaz para reduzir as emissões de poluentes na fabricação de motos.
Através do desenvolvimento de novas tecnologias e de engenharia e produção, a Yamaha também tem aumentado o uso de alumínio reciclado. Segundo a empresa, atualmente, 80% do alumínio utilizado na produção de motos é reciclado. A adoção do alumínio verde visa complementar as medidas da empresa para diminuir gradualmente o impacto ambiental de suas motos ao longo de toda a vida útil do produto.
Quais motos usarão o alumínio verde
Inicialmente, a Yamaha utilizará alumínio verde em motos de alta cilindrada e off-road. Alguns inclusive, que virão ao Brasil, como os modelos de motocross, da linha YZ. A empresa, porém, diz que planeja expandir o número de modelos que usam o material no futuro.
Afinal, de acordo com o Plano Ambiental do Grupo Yamaha, a empresa pretende alcançar a neutralidade de carbono em suas atividades comerciais até 2050. Uma das estratégias para alcançar esse objetivo é justamente adotar materiais sustentáveis.
Além do alumínio mais “limpo”, a Yamaha usa materiais de resina derivados de plantas, polipropileno reciclável e outros materiais reciclados para suas motocicletas fabricadas no Japão e no exterior. No Brasil, a marca japonesa já recicla praticamente todo o resíduo sólido na sua fábrica de motos em Manaus (AM).
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