YZF-R15: por que a mini esportiva da Yamaha é uma 150 cc ‘diferenciada’
R 15 tem motor de 155 cm³ que produz 18,8 cv de potência máxima. Além disso, modelo traz balança traseira monoamortecida e sistema de freios ABS nas duas rodas
A Yamaha surpreendeu a todos com o lançamento da nova YZF-R15 durante o Festival Interlagos Motos 2023. A mini esportiva chega como mais uma opção no segmento “small premium“, ou seja, motos de baixa cilindrada, porém mais sofisticadas. Segmento, aliás, inaugurado pela própria Yamaha com a FZ 15, lançada no ano passado.
Entretanto, a nova YZF-R15 tem especificações ainda melhores do que a naked FZ 15. Embora ambas tenham motor de 150 cc, os propulsores têm características bem diferentes. O monocilíndrico da mini esportiva, por exemplo, tem arrefecimento líquido, apenas para citar uma das diferenças.
Apesar de ser um modelo de baixa cilindrada, como a maioria das motos vendidas no Brasil, a nova Yamaha R15 tem atrativos até então só vistos em motos de maior cilindrada. Com preço sugerido de R$ 18.999, a mini esportiva da Yamaha chega às lojas com três opções de cores em novembro. Confira nossa lista e descubra por que a YZF-R15 é uma 150 cc “diferenciada”.
Design esportivo
Como seu próprio nome – YZF-R15 – denuncia, o lançamento da Yamaha faz parte da família de motos esportivas da marca, assim como YZF-R7 e a YZF-R1. O conjunto óptico duplo tem luzes de LED, no farol alto e baixo. Vale destacar também o painel completamente digital.
Além disso, tem carenagens em camadas, desenvolvidas em túnel de vento para otimizar o fluxo de ar e melhorar a aerodinâmica. O propósito também foi reduzir a turbulência no capacete de quem acelera a R15.
Na parte frontal, há uma entrada de ar em forma de “M”, inspirada na YZR-M1, modelo da Yamaha que disputa a MotoGP. Sua traseira alta e afilada, com iluminação de LED, também chama a atenção.
Motor da YZF-R15 tem bom desempenho
Entretanto, um dos maiores destaques da nova YZF-R 15 está mesmo no seu motor. Único da categoria de baixa cilindrada com arrefecimento líquido e comando de válvulas variável.
O monocilíndrico, com 155 cm³ de capacidade, produz 18,8 cv de potência máxima a 10.000 rpm. Já o torque máximo de 1,5 kgf.m chega a 8.500 giros. Só como comparação, o motor da FZ 15, que tem 149 cm³ e arrefecimento a ar, produz apenas 12,4 cv de potência.
Destaque também para o sistema VVA (Variable Valve Actuation) de controle de abertura variável de válvulas. Ele é capaz de oferecer um bom torque em baixas rotações, potência em médias e altas, e ainda assim garantir economia de combustível. Um central eletrônica controla o momento em que as válvulas abrem e fecham, o quanto abrem, e o tempo em que permanecem abertas. Na prática, o VVA faz com que a nova esportiva da Yamaha tenha torque nas arrancadas e retomadas no uso urbano, e potência em altos giros.
Câmbio de seis marchas e embreagem deslizante
Além de ter câmbio com seis marchas, a Yamaha R 15 conta com embreagem assistida e deslizante, um recurso comum em motos potentes de alta cilindrada. A embreagem deslizante evita a frenagem excessiva do motor em reduções bruscas de marcha e, consequentemente, o travamento da roda traseira.
Contudo, a embreagem ainda é do tipo assistida, capaz de reduzir a pressão no manete de acionamento da embreagem, garantindo uma troca de marchas mais suave, minimizando a fadiga no uso diário.
R 15 tem ciclística desenvolvida nas pistas
Seu quadro do tipo “Deltabox”, desenvolvido nas pistas de corrida, suporta torções e esforços maiores do que outros quadros mais simples. Além disso, a YZF-R15 conta com suspensões “diferenciadas”. O trem dianteiro tem garfos telescópicos com tubos de 41 mm, enquanto outras motos de baixa cilindrada usam tubos de 29 mm de diâmetro.
Na traseira, outro diferencial: a balança feita em alumínio é monoamortecida, ou seja, tem apenas um amortecedor. Fixado por links, o que garante conforto e suavidade na absorção de impactos, o monoamortecedor garante curso de 97 mm na roda.
Vale também destacar o sistema de freios, a disco em ambas as rodas de 17 polegadas. Na dianteira, o disco tem 282 mm de diâmetro e pinça de duplo pistão. Já na roda traseira, a R 15 conta disco de 220 mm e pinça de um pistão.
A YZF-R15 ainda vem equipada com sistema de freios ABS (Anti-lock Bracking System) nas duas rodas – inédito para o segmento. O ABS impede o travamento das rodas em condições de baixa aderência do piso, como asfalto molhado ou sujo, e até mesmo em frenagens bruscas de emergência.
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