Buscando sugestões para:


Logo
Patrocínio
Manter

Acessórios: como aproveitar melhor os porta-objetos?

Organização aumenta o conforto e a segurança dentro do carro

1 minuto, 50 segundos de leitura

06/06/2022

porta objetos do carro
Foto: Getty Images

Durante o projeto de desenvolvimento de um carro, as montadoras realizam pesquisas para identificar quais são os acessórios mais úteis para motoristas e passageiros. 

Esses estudos levaram à criação de itens interessantes, como o porta-copos e os suportes de celular, e ao uso de materiais de acabamento mais macios (para, por exemplo, não quebrar as unhas das mulheres). 

“Na indústria automobilística, é comum a aplicação da técnica japonesa denominada 5S, ou os cinco sensos, que são seiri (utilização), seiton (organização), seiso (limpeza), seiketsu (padronização) e shitsuke (disciplina)”, afirma o engenheiro mecânico Cléber Willian Gomes, professor de engenharia automotiva do Centro Universitário FEI. 

Segundo Gomes, quem coloca em prática a filosofia oriental 5S consegue manter tudo organizado no carro: “Se o modelo não tiver alguns acessórios importantes para guardar os objetos, o proprietário deve considerar a instalação de pequenas redes de fixação e porta-objetos em geral.”

“Os objetos jamais devem ficar soltos dentro do veículo porque, em caso de frenagem brusca, eles se deslocam, seus pesos se multiplicam e se tornam um risco sério para a integridade dos passageiros”, adverte o professor.

Dicas para organizar o carro de forma segura

O manual do proprietário é um bom recurso para aprender a levar objetos no carro de forma segura. Mas algumas dicas simples podem prevenir acidentes graves, veja:

1. O motorista nunca deve acomodar elementos sob o seu banco, porque eles podem escorregar na direção dos pedais;

2. Não coloque objetos duros, pesados ou pontiagudos que ultrapassem os espaços disponíveis dos nichos ou fiquem expostos nos compartimentos abertos;

3. Não exceda o volume recomendado em cada porta-objeto

4. O porta-luvas deve ser esvaziado e higienizado periodicamente, para evitar que objetos caiam de forma abrupta.

“Não é raro o motorista querer pegar um utensílio que caiu no chão, tirando sua atenção do trânsito e causando um acidente”, afirma Gomes.

As recomendações devem ser seguidas igualmente na hora de organizar a bagagem no porta-malas. Bolsas, malas e outros itens precisam ficar bem presos e sem extrapolar o tamanho indicado pela fabricante.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA