Com que frequência devo checar a pressão dos pneus?
Bom estado do revestimento das rodas garante a estabilidade e segurança do veículo
1 minuto, 25 segundos de leitura
28/09/2021
Os pneus são os componentes responsáveis por transmitir a força do motor para o piso, fazendo o carro rodar, mas também são eles que garantem que o veículo pare no menor tempo possível assim que você pisa no freio.
Também permitem viajar com segurança sob fortes chuvas e seguram o automóvel nas curvas, mantendo a estabilidade. Além disso, oferecem conforto, uma vez que absorvem boa parte dos impactos causados por buracos e imperfeições no piso.
Apesar das diversas atribuições dos pneus, muitas vezes eles são negligenciados, pondo em risco a segurança na hora de conduzir o veículo. Por essa razão, trafegar com pneus em mau estado de conservação é considerado infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro, com multa prevista de R$ 195,23 e marcação de cinco pontos no prontuário do motorista.
Para evitar problemas, a primeira recomendação é verificar a pressão dos pneus frequentemente. Fabio Magliano, gerente de produto Car & Motorsport da Pirelli para a América Latina, explica que é normal ocorrerem microvazamentos de ar – seja na junção do pneu com a roda, seja pela válvula, ou mesmo pela própria movimentação do carro – que resultam na perda da pressão.
“Nossa recomendação é que seja feita a verificação da pressão uma vez por semana, e sempre com os pneus frios”, afirma. “Uma sugestão é transformar a prática em hábito, conferindo a calibragem sempre que for abastecer o carro, por exemplo, já que a operação é rápida, e não demora mais do que 2 minutos.”
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários