Na hora de limpar o carro, a carroceria e o estofamento sempre recebem atenção especial. Xampu, cera, produtos de limpeza… Mas e os tapetes e o carpete do carro?
Ricardo Magagnin, gerente sênior de Pós-Vendas da Nissan do Brasil, explica o passo a passo para manter esses itens em ordem:
1. O cuidado mais óbvio é providenciar a limpeza com o aspirador de pó. Retire os tapetes e aspire toda a sujeira do carpete, observando se não existe umidade ou manchas.
2. Se for necessário, limpe eventuais sujeiras com uma escova de cerdas macias, água e sabão neutro. Atenção: nunca utilize produtos abrasivos ou solventes, pois eles podem manchar o carpete ou provocar danos mais graves.
3. Deixe o carro aberto e em local com sombra para secar. Certifique-se de que não há umidade antes de fechar o carro, pois isso pode provocar oxidação e até o surgimento de ferrugem no piso. Por esse mesmo motivo, só lave o carro em garagem bem ventilada e sem poças de água ou infiltrações.
4. Tapetes de borracha devem ser lavados com a mesma solução de água e sabão neutro, com uma escova. Não aplique querosene nem solventes ou óleos, pois esses produtos podem ressecar e deixar o material com aparência envelhecida.
Caso seja necessário, Magagnin recomenda utilizar algum produto de limpeza mais forte e eficaz, mas sempre tomando o cuidado de conferir no rótulo se não há elementos que possam prejudicar os tapetes com o passar do tempo.