Logo
Patrocínio
Manter

Com que frequência devo lavar o meu carro?

Condutor deve observar exposição à poluição, ao sol e a sujeiras de pássaros

1 minuto, 37 segundos de leitura

05/12/2021

lavar o carro
Foto: Getty Images

Para muitas pessoas – principalmente os aficionados por carros – cuidar da limpeza do automóvel é questão de honra. Alguns fazem da higienização um programa de fim de semana. Seja qual for o caso, é bom saber que lavar o veículo não é uma operação tão simples e exige cuidado e atenção para não danificar a pintura e causar prejuízo. 

De acordo com Miguel Barba, engenheiro de aplicação da divisão de reparação automotiva da 3M do Brasil, não existe regra para a frequência da limpeza. Tudo dependerá de onde você mora e guarda o carro. 

Para quem vive em grandes centros, dirige diariamente e estaciona na rua, é recomendável lavar a cada 15 dias, pelo menos, já que o automóvel está sujeito à poluição, ao sol intenso, a excrementos de pássaros etc. 

Tudo isso vai formando depósitos que acabam danificando a pintura com o tempo. Já aqueles que deixam o carro em garagens cobertas na maior parte do tempo podem lavar com um intervalo maior.

O especialista da 3M explica que o acúmulo de sujeira vai danificando o verniz da pintura com o passar do tempo, reduzindo o brilho e, em alguns casos, criando manchas que só são reparadas por meio de polimento. Mas existem casos extremos nos quais é preciso repintar a carroceria.

“Seiva de árvores e excrementos de pássaros são muito prejudiciais para a pintura, principalmente quando expostos ao sol, pois eles vão ‘cozinhando’ sobre a carroceria, sofrendo oxidação e penetrando cada vez mais nas camadas de pintura, provocando manchas que, em alguns casos, nem polimentos conseguem eliminar”, afirma Barba. Então, caso não seja possível lavar o carro imediatamente, o melhor a fazer é limpar a parte suja com água e providenciar a lavagem completa assim que possível.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA