Logo
Patrocínio
Manter

Fique atento aos fluidos do motor do seu carro

Além do combustível, o veículo precisa de outros líquidos para funcionar bem

2 minutos, 40 segundos de leitura

28/09/2021

fluidos do motor
Foto: Getty Images

Algumas pessoas imaginam que a verificação de importantes itens do automóvel é uma tarefa complicada e trabalhosa, e preferem pagar para outra pessoa realizar o trabalho. Mas isso é desperdício de dinheiro. Checar o nível dos principais fluidos e lubrificantes do veículo é uma operação tão simples que pode ser feita em minutos. 

Confira a seguir as dicas de Alexandre Galdino, responsável pelo setor de pós-vendas e de suporte ao produto do grupo Stellantis:

É preciso adicionar algum produto no reservatório do lavador do para-brisa? 

Segundo Alexandre Galdino, a recomendação é fazer a verificação periódica do reservatório (dependendo da utilização do veículo), para que o motorista não seja surpreendido na hora em que ele precisar limpar o para-brisa. Além de água, a montadora pode indicar o uso de um produto específico, que não só proporciona uma limpeza mais eficiente, como também ajuda a aumentar a durabilidade das palhetas dos limpadores. 

Posso usar detergente ou sabão no reservatório do lavador do para-brisa? 

Se não for possível usar o produto recomendado, o melhor é utilizar apenas água. Detergentes domésticos ou sabão não são indicados, pois podem comprometer os componentes de borracha e provocar o entupimento do sistema. 

Como verificar o nível do líquido do radiador? O motor precisa estar frio? 

Primeiro e mais importante: a inspeção visual deve ser feita com o motor frio, desligado e o carro estacionado em local plano. O reservatório – que não deve ser aberto – possui as marcações “mínimo” e “máximo”, e a quantidade do líquido deve estar entre as duas. 

OFERTAS 0KM

O que fazer se o nível do reservatório do radiador estiver baixo?

Caso seja necessário completar, o correto é usar água desmineralizada adicionada de aditivo, ou o líquido pronto para uso (sempre seguindo a especificação da montadora). 

É comum o nível do reservatório do radiador baixar com frequência no verão?

“Em condições normais, o líquido de arrefecimento não deve baixar; se isso ocorrer com frequência, é melhor levar o carro até uma oficina, pois pode estar havendo algum vazamento”, alerta Galdino. 

Como verificar o nível de fluido do freio? 

Alexandre Galdino explica que o fluido de freio deve ser sempre checado nas revisões periódicas, pois, assim como o nível do líquido de arrefecimento, ele não deve baixar além do limite, em condições normais. Para conferir o nível, basta verificar se ele está entre as marcas “mínimo” e “máximo” no reservatório. 

Preciso conferir o nível do óleo do câmbio? 

“Nos motores mais modernos, não há sequer recomendação para verificação do nível. Existe, sim, a indicação de troca para alguns modelos e nas revisões de maior quilometragem”, explica Alexandre Galdino. Boa parte das transmissões, atualmente, já conta com óleo cuja vida útil é a mesma do câmbio, ou seja, não precisa ser substituído.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA