Logo
Patrocínio
Manter

Deixe o ar de seu carro mais saudável

Algumas medidas podem evitar a concentração de gases nocivos no interior do veículo

2 minutos, 0 segundos de leitura

11/01/2022

ar limpo do carro
Foto: Getty Images

Quando você está dirigindo com os vidros fechados e ar-condicionado ligado, não pense que a poluição da atmosfera está apenas do lado de fora. Muitas vezes, o ar interno do carro é pesado, longe de ser limpo, principalmente se o veículo ficar exposto a fumaças provenientes de queimadas e de cigarro

Outra forma de contaminação é a entrada de gases de escapamento, advindos de outros automóveis ou mesmo do próprio motor de seu carro, quando ele estiver em ambiente fechado e sem a circulação de ar externo. 

“Para manter o ar que circula dentro do carro limpo e saudável, é imprescindível fazer as manutenções preventivas, que incluem a substituição dos filtros de poeira e pólen da cabine, e também a limpeza dos dutos de ar”, afirma Jairo de Lima Souza, professor de engenharia mecânica automobilística do Centro Universitário FEI.

O ar-condicionado tem papel importante para purificar o ar interno. Em dias de calor extremo e com muita poluição externa, o aparelho deve ser ligado no modo recirculação, para maior conforto dos ocupantes.

Limpeza do ar a cada seis meses

Por falar em ar-condicionado, a limpeza do sistema e os períodos de manutenção constam nos manuais do proprietário. Se o veículo rodar com frequência em estradas não pavimentadas, a recomendação é diminuir esse intervalo.

A limpeza do ar no interior do carro ganhou ainda mais relevância com a pandemia do novo coronavírus. Se não bastasse manter higienizadas as superfícies de painel, volante, portas e assentos, o sistema de climatização é um foco de acúmulo de sujeira, porque hospeda bactérias e fungos durante a passagem pelos dutos.

“O sistema de ar-condicionado faz o ar circular no ambiente”,  diz Souza. “Na presença de vírus, bactérias e fungos, eles se espalharão por toda a cabine. Por isso, é necessário limpar os dutos a cada seis meses com os produtos adequados.”Mas, é claro, os ocupantes precisam colaborar. “Algumas medidas importantes são jamais fumar dentro do veículo e não comer alimentos perecíveis, pois os restos de comida que caem no piso ou no tecido dos bancos e forrações geram colônias de micro-organismos”, afirma o professor. 

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA