Buscando sugestões para:


Logo
Patrocínio

É preciso trocar a tampa do combustível? E a do óleo do motor?

Por: . 19/05/2023

Publicidade

Entender

É preciso trocar a tampa do combustível? E a do óleo do motor?

Embora não seja comum, as tampas do tanque de combustível e de óleo do motor podem esconder problemas. Fique atento

1 minuto, 24 segundos de leitura

19/05/2023

Foto: Getty Images

Muitos motoristas não dão a devida atenção às tampas do tanque de combustível e de óleo do motor, limitando-se a entregá-las ao frentista do posto de gasolina. No entanto, essas peças podem esconder problemas que afetam diretamente a eficiência e segurança do veículo.

“A recomendação das fabricantes de tampas é fazer a troca preventiva a cada dois anos ou 40 mil quilômetros rodados”, explica Danilo Ribeiro, coordenador do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação (CTTi) da rede de lojas DPaschoal.

Isso porque a tampa do reservatório de combustível está sujeita a desgaste e deterioração. Com o passar do tempo, as peças podem apresentar problemas de vedação, causando vazamentos, evaporação da gasolina e de etanol ou entrada de impurezas durante uma lavagem, por exemplo.

“A lavadora de alta pressão de um lava-jato pode acabar fazendo com que entre água no tanque se a tampa não estiver com a vedação adequada”, explica Ribeiro. “Sem esquecer que esses problemas podem resultar em manchas na carroceria por causa de vazamentos e aumento do consumo de combustível.”

O mesmo vale para a tampa do óleo. “Se houver vazamento ali, haverá redução do nível, contaminação do lubrificante, etc.”, diz o coordenador do CTTi. Por isso, sempre verifique se a região do bocal apresenta cheiro de combustível ou se a tampa não faz mais o ‘clique’ característico que indica o travamento após o abastecimento.

É importante destacar que a troca preventiva é uma recomendação da fabricante da tampa. O manual do proprietário sugere apenas que o motorista inspecione o item.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA