O que é proibido fazer no seu carro
Coisas simples que o motorista deve evitar fazer com o veículo
2 minutos, 48 segundos de leitura
29/12/2022
Pequenas atitudes, aparentemente banais, são nocivas para seu automóvel. Podem danificar sistemas, comprometer a pintura e até mesmo diminuir a segurança do veículo.
Veja alguns erros que muitos motoristas cometem no dia a dia e que devem ser evitados:
1. Não apoie o pé na embreagem
Manter o pé esquerdo sobre o pedal da embreagem e acioná-lo durante a frenagem são atitudes condenáveis. O dispositivo só deve ser utilizado na troca de marcha. Ativá-lo em outra situação pode desgastar o sistema.
Um sinal de uso inadequado é a dificuldade de engatar a primeira marcha.
2. Não lave o carro com bucha de cozinha ou pano de chão
Fazer isso com seu automóvel é quase um ato de agressão, porque compromete a pintura da carroceria. Na hora de lavar o carro, é importante usar produtos e utensílios adequados, como panos de microfibra e xampus especiais.
3. Não ande com o tanque na reserva
Dirigir o carro com o tanque na reserva é um convite para enfrentar uma pane seca e ficar no meio da rua, além de acarretar problemas mecânicos no veículo. A bomba de combustível, que necessita da gasolina ou etanol para o processo de resfriamento, pode queimar.
O contrário também é um risco. Encher o tanque até a boca é errado. Esse procedimento danifica o cânister – filtro com carvão ativado responsável por reter os gases provenientes da evaporação do combustível. Por estar, geralmente, localizado próximo ao tanque, pode encharcar e perder a eficiência.
4. Não deixe de calibrar os pneus
Pneus vazios têm maior chance de estourar e aumentam o consumo de combustível. Calibre todos, inclusive o estepe, a cada 15 dias, respeitando a pressão indicada no manual do proprietário.
A calibragem correta dá ao carro estabilidade nas curvas e diminui a força necessária que o motor demanda fazer para o veículo.
5. Não mantenha a mão sobre a alavanca de câmbio
Descansar a mão direita sobre o câmbio pode danificar seriamente o sistema, uma vez que qualquer força aplicada sobre a alavanca enquanto ela estiver engrenada força a caixa do dispositivo.
6. Não despreze as luzes acesas do painel
Se alguma luz no painel do carro acender, como a do óleo, não hesite em ir ao mecânico. As sinalizações indicam algo de errado no automóvel, como problemas nos sistemas de freios, lubrificação e injeção eletrônica.
7. Não junte tantas chaves
Não deixe a chave do carro no mesmo chaveiro que outras. Quando o veículo está em movimento, elas ficam em contato constante com o miolo de ignição, que é sensível ao peso adicional.
Pequenas batidas podem causar avarias, como falhas nas engrenagens, prejudicando o funcionamento do terminal de ignição.
8. Não retoque a placa
As placas fazem parte do sistema obrigatório de identificação dos veículos e, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, precisam estar sempre em condições de legibilidade e visibilidade. Caso contrário, você corre o risco de ter o carro apreendido.
A solução não é retocar os números ou as letras apagadas, atitude proibida pelo Detran. O correto é solicitar uma nova placa aos órgãos competentes.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários