A pastilha de freio é feita de material abrasivo preso a uma base de metal. Assim, ela entra em contato com o disco de freio quando o pedal é pressionado. Dessa forma, gera o atrito necessário para reduzir a velocidade das rodas ou até mesmo parar o veículo.
Como resultado das frenagens constantes, esse material se desgasta naturalmente. Assim, o intervalo de troca da pastilha de freio pode variar bastante. Ou seja, depende da forma como o veículo é conduzido. Portanto, se o sistema for muito exigido, a substituição será mais frequente.
Pensando nisso, elaboramos um guia com sugestões simples para reduzir o desgaste excessivo dessas peças. Confira abaixo cinco dicas para aumentar a durabilidade da pastilha de freio do carro.
Inicialmente, avalie se é mesmo necessário pisar no pedal de freio. Ou seja, conforme a situação, basta tirar o pé do acelerador e manter a marcha engatada. Assim, a velocidade vai ser reduzida. É o chamado freio motor.
Em uma descida de serra, por exemplo, na maior parte do trecho dá para diminuir a velocidade apenas reduzindo as marchas. Isso evita o desgaste desnecessário da pastilha de freio. Bem como evita o superaquecimento do sistema. Portanto, também contribui com a segurança.
Na cidade, preste atenção ao tráfego à frente. Dessa forma, dá para evitar acelerações e frenagens bruscas. Por exemplo, em vias com muitos semáforos, procure acompanhar o ritmo dos demais veículos. Assim, dá para reduzir a velocidade gradativamente, bem como acelerar com suavidade. Além de preservar a pastilha de freio, isso reduz o consumo de combustível.
O fluido de freio transmite a força da pressão feita no pedal à pastilha de freio. Como resultado, o sistema desacelera o veículo por meio de um processo mecânico, que desgasta pastilha e disco de freio. Portanto, manter esse componente em bom estado ajuda a reduzir o desgaste dos componentes.
Seja como for, com o passar do tempo o fluido pode absorver umidade e perder eficiência. Por isso, em geral, ele deve ser trocado conforme o plano de manutenção do veículo. Normalmente, o prazo máximo é de dois anos, independentemente da quilometragem.
Outro fator que influencia o desgaste da pastilha de freio é o peso carregado pelo veículo. Portanto, quanto maior for a carga, mais esforço será preciso para reduzir a velocidade. Assim, deve-se evitar carregar objetos de forma desnecessária. Isso vai de ferramentas a equipamentos para ginástica.
Além disso, é preciso respeitar o limite de carga do veículo. Isso varia de carro para carro. Mas a informação pode ser encontrada no manual do proprietário. Bem como no site da montadora.
Outra dica é realizar a manutenção preventiva regularmente. Caso surjam ruídos estranhos nas frenagens, bem como dificuldade de reduzir a velocidade, leve o carro imediatamente ao mecânico. Esses sintomas indicam que pode haver falhas no sistema. Ou mesmo que está na hora de trocar a pastilha de freio.
Aliás, adiar a troca aumenta o risco de prejuízos maiores. Afinal, se a pastilha de freio estiver muito desgastada, vai danificar o disco. Como essa peça é mais cara do que a pastilha, é melhor substituir o componente mais barato.
Ao escolher a nova pastilha de freio, siga a recomendação da montadora. Bem como dê preferência a marcas conhecidas. Além disso, evite componentes com material abrasivo mais duro, que prometam maior durabilidade. Elas também podem danificar os discos.