Vale a pena impermeabilizar o tecido dos bancos do carro?

Foto: Getty Images

05/05/2023 - Tempo de leitura: 2 minutos, 33 segundos

Quem costuma transportar crianças pequenas ou animais de estimação com frequência já deve ter passado pela incômoda situação de ver os bancos do carro manchados, seja por bebidas, alimentos ou pelos de pets. A impermeabilização do tecido dos assentos pode ser uma solução.

Alguns produtos criam uma película de proteção no estofado que impede ou dificulta a infiltração de fluidos e sujeiras na espuma. Por esse motivo, a impermeabilização protege ainda contra a umidade, aumentando a vida útil do banco e diminuindo a proliferação de ácaros, fungos e bactérias. 

Apesar de ser uma alternativa atraente para conservar os bancos, o proprietário do veículo deve tomar alguns cuidados com a prática. “Alguns impermeabilizantes de tecido contêm produtos químicos que podem manchar ou descolorir o revestimento e as peças plásticas dos bancos”, afirma Ricardo Magagnin, gerente sênior de Pós-Vendas da Nissan do Brasil.

Além disso, é preciso ficar atento ao prazo de proteção. Produtos disponíveis no mercado, que podem ser aplicados em casa, não oferecem a mesma duração que o serviço de empresas especializadas. Assim, é preciso estar ciente disso e calcular qual opção vale mais a pena.

“A recomendação é que esse serviço de impermeabilização seja feito por profissionais, para evitar danos que não serão cobertos pela garantia do veículo”, diz Magagnin.

E os bancos de couro?

No caso dos revestimentos de couro, a principal preocupação é a hidratação. Após limpar o banco – ou outra superfície – usando esponja ou pano macio, água e sabão neutro, seque bem e, em seguida, aplique um hidratante (líquido, de preferência, para facilitar a absorção).

Lembre-se: nunca use sabão em pasta, ceras automotivas, polidores, óleos, líquidos de limpeza, solventes, detergentes ou limpadores à base de amônia, pois eles poderão danificar o acabamento natural.

O couro do banco possui preparação própria para resistir às altas temperaturas e ao uso severo, então, utilize um hidratante específico para o uso automotivo. Cremes corporais podem até dar bons resultados quando aplicados, mas, com o tempo, podem provocar manchas e outros danos.

A frequência das aplicações do produto dependerá de diversos fatores, como o tempo em que o carro fica exposto ao sol, o clima da cidade, utilização do ar-condicionado, entre outros. Confira no rótulo as recomendações da fabricante.

É possível, também, impermeabilizar o couro com produtos à venda em lojas especializadas em produtos e acessórios automotivos. O proprietário deve optar por itens de marcas conhecidas que exibam instruções claras sobre a forma de aplicação.

A melhor opção, contudo, é que o trabalho seja feito por profissionais especializados, que utilizarão componentes que não danificam o revestimento e ainda oferecem garantia do serviço. Algumas empresas atendem em domicílio e incluem a lavagem do carro no pacote.