Veja truques para limpar o vão do vidro e áreas de difícil acesso no carro | Mobilidade Estadão | Oficina Mobilidade

Buscando sugestões para:


Logo
Patrocínio

Veja truques para limpar o vão do vidro e áreas de difícil acesso no carro

Por: . 20/03/2023

Publicidade

Conteúdo patrocinado por
Manter

Veja truques para limpar o vão do vidro e áreas de difícil acesso no carro

Algumas regiões necessitam de maior cuidado ao fazer a higienização

1 minuto, 53 segundos de leitura

20/03/2023

Foto: Getty Images

A limpeza de áreas de difícil acesso do automóvel deve ser muito cuidadosa para evitar que objetos cortantes, por exemplo, danifiquem vedações e borrachas, comprometendo o funcionamento de alguns componentes.

“Ver a sujeira impregnada nos cantos do veículo incomoda, mas pode ser ainda pior se forem utilizadas ferramentas e técnicas inadequadas na limpeza”, alerta Cléber Willian Gomes, professor de Engenharia Automotiva da FEI.

É claro que o velho e bom aspirador sempre é um aparelho eficiente para higienizar os cantos escondidos e os trilhos dos bancos do carro. “Mas produtos simples também são eficazes para remover o pó de frestas estreitas. Basta esfregar um pano ou uma esponja com água e sabão neutro”, diz o docente.

A saída do ar-condicionado é outra parte que requer um utensílio menor, por causa das divisões que direcionam o ar para o interior do veículo. Uma escova de dente ou um pequeno pincel pode tirar a poeira acumulada do local.  

No entanto, um dos itens mais complicados para limpar é o tanque de combustível. Se quiser fazer isso em casa, o proprietário deve seguir algumas recomendações.

Na hora de limpar o tanque

Em primeiro lugar, é preciso desconectar os parafusos e outras peças, conforme explica o manual do automóvel. Depois de retirá-lo, esvazie o reservatório, depositando o resto de combustível em um recipiente apropriado. Não estranhe se terra e outras sujeiras também saírem do tanque.

Com a peça totalmente vazia, comece a tirar a gordura impregnada nas paredes do tanque, aplicando produtos específicos ou até mesmo soluções caseiras, como detergente e água morna. Deixe o composto agir por até 24 horas.

Em seguida, com uma mangueira com boa pressão de água, lave a peça para tirar todos os sedimentos de combustível que ainda restam. Caso contrário, o desempenho do motor poderá ficar prejudicado.

Não é todo mundo que gosta ou tem tempo de realizar a limpeza do carro em casa, ainda mais de componentes mais complicados como o tanque. Nesse caso, recorra a um profissional especializado, sem se esquecer de perguntar quais produtos ele usará no serviço.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA