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Por que meu carro está soltando água?

Por: . 07/07/2023

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Por que meu carro está soltando água?

Vazamentos são geralmente causados por quatro fatores

2 minutos, 29 segundos de leitura

07/07/2023

Foto: Getty Images

Além da água que sai do escapamento do automóvel, existem outras “fontes” de vazamento do líquido em um carro, como explica Silvio Sumioshi, professor do departamento de Engenharia Mecânica da FEI. 

Conheça as principais:

1. Vazamento do sistema de limpadores de para-brisa e vigia traseira


O sistema de esguicho para limpeza dos vidros é composto de reservatório, bombas, injetores e mangueiras. Nestas, o envelhecimento é inevitável e provoca trincas na região das conexões, dando origem a vazamentos. A recomendação é substituir a peça inteira ou pelo menos as partes ressecadas.

2. Drenagem do sistema de ar-condicionado

“A umidade do ar se condensa na superfície de um copo contendo bebida gelada. O mesmo princípio acontece na parte fria do ar-condicionado, conhecida como evaporador”, diz Sumioshi. 

O componente fica na parte interna do painel. Por esse motivo, vazamentos de água são comuns nessa região. 

3. Vazamento de fluido do sistema de arrefecimento do motor

A água misturada a um aditivo de procedência duvidosa pode vazar em caso de falhas em peças como mangueiras, conexões, radiador, reservatório de expansão, sensor de nível, válvula termostática e bomba d’água. 

“Um pequeno vazamento é capaz de superaquecer o motor, podendo até danificar os pistões se o usuário não perceber que a temperatura está muito acima do normal”, explica o docente. O custo do reparo é bem mais elevado que o do uso de um aditivo de qualidade comprovada.

  • Em veículos novos e seminovos, esse tipo de vazamento raramente ocorre. Mas, com o passar do tempo, as partes plásticas e de borracha se degradam, causando vazamentos. É preciso verificar periodicamente a flexibilidade das mangueiras e substituí-las quando forem detectados rigidez, trincas na região das braçadeiras e diâmetro acima do normal. 
  • Se o dono do veículo não colocar fluido de arrefecimento com o aditivo na proporção recomendada, a corrosão nos selos do motor e no bloco e o desgaste prematuro do selo da bomba d’água são riscos iminentes, dando origem a vazamentos no eixo. 
  • Vale lembrar que o aditivo deve ser preparado previamente na proporção indicada antes de abastecer o reservatório. Sem diluição, pode acarretar vazamentos no radiador, pois corrói partes de alumínio e cobre. 
  • O uso de água desmineralizada é recomendado para uma proteção superior, evitando corrosões e incrustações.

4. Vazamento na junta do cabeçote

A junta do cabeçote tem a função de vedar o motor e impedir que água penetre dentro dele. Se isso acontece, ela pode se misturar e modificar a viscosidade do óleo lubrificante, aumentando o atrito entre os componentes do motor. 

O resultado é o chamado calço hidráulico, que compromete pistões, bielas e até o eixo. Para evitar sua deterioração, a junta deve ser trocada preventivamente e a temperatura do motor, mantida sob controle. 

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