Cada vez mais motociclistas, e até motoristas, têm enxergado nas scooters uma opção inteligente de mobilidade urbana. Afinal, são fáceis de pilotar, econômicas e práticas. A nova scooter BMW C 400X chegou às lojas, no final de novembro, de olho nesse segmento. Com design moderno e uma boa lista de equipamentos, a C 400X mira o consumidor que procura um veículo para driblar o trânsito, mas com algum estilo e sofisticação.
Suas linhas angulosas e os faróis assimétricos com DRL remetem à linha GS da marca alemã. No primeiro contato, também chama a atenção o bom nível de acabamento da scooter, desde os piscas embutidos na carenagem, passando pelo assento bicolor, até o escapamento em aço.
A C 400X chega em duas versões – Sport e Standard –, que se diferenciam pela cor e também pela presença do painel de TFT, com o sistema de conectividade para celular, presente apenas na Sport. O preço parte de R$ 54.990, para a Standard, que tem painel convencional, e chega a R$ 59.900, para a topo de linha.
Os valores, porém, são um pouco salgados para o segmento scooter, mesmo se tratando de um modelo BMW. Afinal, sua principal concorrente, no mercado brasileiro, a Honda Forza 350, tem preço sugerido de R$ 48.250, mesmo sendo importada, enquanto a scooter alemã é montada em Manaus (AM).
Para dar partida, nada de chave na ignição: a scooter tem sistema de partida keyless, com chaveiro de presença. Basta um toque no botão para acordar o motor. Apesar do nome, a C 400X usa um monocilíndrico de 350 cm³ de capacidade. Com arrefecimento líquido e quatro válvulas, produz bons 34 cv de potência máxima a 7.500 rpm e 3,5 mkgf de torque a 5.750 giros.
Na prática, e com a facilidade do câmbio automático CVT, os números se traduzem em boas acelerações nas saídas de semáforo e potência suficiente para rodar em avenidas de trânsito rápido e até mesmo rodovias. Embora, vale ressaltar, a C 400X tenha vocação mais urbana.
Equipada com rodas de liga leve aro 15, na dianteira, e aro 14, na traseira, a C 400X possui suspensões com curso reduzido, mas bem acertadas para enfrentar as ondulações das nossas ruas e avenidas. Apesar do porte e do peso de 226 kg, a scooter demonstrou agilidade nas mudanças de direção e muita segurança nas frenagens. Com disco nas duas rodas, o sistema ABS é de série. Outro item que aumenta a segurança é o controle de tração, que evita derrapagens da roda traseira em acelerações.
A posição de pilotagem é confortável e a conectividade para smartphones funciona bem, mas é preciso baixar o aplicativo BMW Motorrad Connect. Uma vez conectada ao app, o painel mostra as direções do destino escolhido, de forma muito clara, na tela de TFT. Um detalhe bastante útil nos dias de hoje, mas que custa R$ 5 mil a mais na etiqueta de preço.
No quesito praticidade, destaque para os dois porta-luvas no escudo frontal e para o inovador sitema flexcase da BMW. Trata-se de um compartimento expansível, sob o assento, que aumenta a capacidade de carga. Há espaço para um capacete fechado, mas somente quando a scooter estiver estacionada.
Embora seu preço seja um pouco elevado para o segmento, a BMW C 400X é uma opção mais requintada de mobilidade urbana. A fabricante aposta que o modelo pode atrair os clientes de motos maiores da marca que procuram a praticidade das scooters para rodar no dia a dia. Afinal, como diz o ditado, “mais vale um gosto do que dinheiro no bolso”.
BMW C 400X
Motor Um cilindro, 350 cm³
Câmbio Automático
Transmissão final CVT
Potência 34 cv a 7.500 rpm
Torque 3,5 mkgf a 5.750 rpm
Peso em ordem de marcha 226 kg
Preço A partir de R$ 54.900