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Bicicleta elétrica Ella tem boa lista de equipamentos e promete autonomia de 100 km

Por: Arthur Caldeira . 10/02/2025

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Meios de Transporte

Bicicleta elétrica Ella tem boa lista de equipamentos e promete autonomia de 100 km

Primeira e-bike da fabricante de baterias Moura surge como opção de mobilidade urbana sustentável e, também, saudável

3 minutos, 44 segundos de leitura

10/02/2025

Bicicleta elétrica Ella, do Grupo Moura. Foto: Divulgação Moura
Primeira e-bike da Moura tem rodas aro 700, suspensão dianteira e freios a disco nas duas rodas. Fotos: Moura

O mercado de bicicletas vive uma fase de retração e ajustes na produção após o boom nas vendas durante a pandemia. De acordo com a Abraciclo, associação dos fabricantes de motocicletas e bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (AM), a produção de bikes caiu 23% no ano passado. Apesar da queda geral, as bicicletas elétricas tiveram aumento de 66,2%, totalizando 19.147 unidades produzidas em 2024. Dessa forma, as e-bikes representaram 5,2% das bicicletas fabricadas na capital amazonense, segundo a associação. De olho nesse crescente mercado, o Grupo Moura, especialista na produção de baterias, lançou a Ella, sua primeira bicicleta elétrica, em novembro passado.

A e-bike da Moura se diferencia pela sua bateria de alta capacidade. Feita de íons de lítio, a bateria tem 36V e capacidade de 10,2 Ah. Mas seu grande diferencial é sua autonomia projetada de 100 quilômetros, alcance maior do que a maioria das concorrentes.

Com uma proposta urbana, a bike elétrica da Moura usa rodas aro 700, suspensão na dianteira, freio a disco nas duas rodas e ainda conta com câmbio de seis marchas. Vendida online em duas cores – preta e branca – a Ella tem preço de R$ 8.599, que pode ser dividido em 21 vezes, ou ainda desconto de 10% para compras à vista, no pix, débito ou crédito.

Força combinada

A bateria alimenta um motor elétrico de 350W de auxílio à pedalada que, como determinam as regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), só funciona quando o ciclista pedala. O motor oferece três níveis, que vão do 1, o mais fraco, até o 3, a maior assistência. O auxílio também só está disponível até 32 km/h, de acordo com a lei. Até é possível chegar a velocidades mais altas, mas somente se o ciclista pedalar.

Além do motor elétrico central, a bike elétrica da Moura vem com câmbio Shimano Altus de oito velocidades no cubo traseiro. Dessa forma, pode-se combinar os níveis de assistência do motor elétrico com as marchas para encarar ladeiras mais íngremes e economizar bateria.

A combinação foi suficiente até mesmo para encarar as ladeiras da Vila Mariana, bairro na zona sul da capital paulista com relevo bastante acidentado. Com o nível de assistência ajustado no mais alto, por meio de um botão no guidão, e a marcha mais leve, consegui enfrentar uma subida bastante inclinada sem levantar do banco para pedalar e sem suar.

Em um trecho mais plano da ciclovia que liga o Jabaquara, na zona sul, a Consolação, no centro da cidade, eu reduzi o nível de assistência e subi para uma marcha mais pesada. O uso inteligente do câmbio com o motor elétrico permite economizar bateria e ainda se exercitar.

Ao fim do dia, havia pedalado 50 km e o nível da bateria estava na metade, ou seja, em teoria, a autonomia projetada fica próxima da autonomia real. Entretanto, a Moura alerta que o alcance pode variar bastante, de acordo com o relevo, o peso do ciclista e também com o nível de assistência selecionado. Removível, a recarga da bateria pode ser feita em uma tomada comum e leva cerca de seis horas.

Bem equipada

As informações, como o nível de assistência e a carga da bateria, aparecem em um painel digital de LCD. Simples, porém completo, informa ainda a velocidade, a distância percorrida e se o farol e a lanterna estão acesos.

O controlador no guidão permite navegar entre as informações e também alterar o nível de assistência. A Ella traz até um modo “Walk”, que ajuda a transportar a bike quando não se está pedalando. Muito útil, afinal, a Ella pesa 27 kg e exige certo esforço para ser transportada.

Com design urbano, que tem quadro rebaixado e guidão largo e curvado, a bicicleta elétrica Ella vem bem equipada. Além do sistema de iluminação, tem freios a disco Shimano nas duas rodas, paralamas e protetor de corrente – equipamentos muito úteis para quem pedala diariamente e usa a bike como opção de mobilidade sustentável.

FICHA TÉCNICA

Moura Ella (e-bike)
Motor:
elétrico e central de assistência ao pedal
Câmbio: Shimano de 8 velocidades
Potência: 350W
Torque: 0,81 m.kgf
Peso: 27,5 kg
Preço: R$ 8.599

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1 Comentário


  • Francisco Junior top #1 - 12/02/2025

    Um ótimo conteúdo para se refletir.

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