Bike elétrica: mercado cresce aliado à vontade dos brasileiros em trocar meio de transporte
Pesquisa aponta que 49% dos entrevistados substituiriam outros modais no dia a dia por uma bicicleta elétrica

A popularidade de modelos de bike elétrica vem numa crescente nos últimos anos. Embasada pelos dados do setor que apontam para o crescimento nas vendas de e-bikes, a constatação amarra o cenário do mercado com o interesse dos brasileiros em trocar meio de transporte. Conforme a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), o mercado apresentou crescimento de 12% de 2022 para 2023. Nessa linha, a taxa deve chegar aos 34% em 2025, segundo expectativas do mercado. Ou seja, os fabricantes devem vender cerca de 300 mil bikes elétricas até o fim deste ano.
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Somado ao aquecimento do mercado, a recente pesquisa da Descarbonize Soluções estampa o interesse dos brasileiros em trocar outros meios de transporte por uma bike elétrica. Por meio de um questionário online que atingiu todos os Estados do País, 500 pessoas, com idade a partir dos 16 anos, incluindo homens e mulheres, responderam à pesquisa da energytech especializada em energia limpa.
Interesse em trocar modais por bike elétrica
De modo geral, 49% dos entrevistados afirmaram que usariam bicicletas elétricas no dia a dia como alternativa aos veículos à combustão, como carros, motos ou mesmo ônibus. Aliás, a principal razão para a troca de modal é a economia financeira (15%). Em sequência, aparece a redução do impacto ambiental, citada por 14% dos entrevistados. Em São Paulo, 46% responderam que trocariam veículos a combustão por uma e-bike.
Ainda é necessário que sejam feitos investimentos públicos e privados para que o cenário seja mais acessível, mas os dados mostram um interesse da população em colaborar com as iniciativas ambientais”, opina Antônio Lombardi Neto, Diretor de Tecnologia da Descarbonize Soluções.

Infraestrutura para as bicicletas
Assim como exaltado por Neto, a pesquisa reforçou a importância da infraestrutura cicloviária para incentivar a mobilidade ativa. Conforme 55% dos entrevistados, as cidades onde vivem até tem certa estrutura para os ciclistas, mas o cenário ainda pode melhorar. No Estado de São Paulo, esse número chega a 60%
Enquanto isso, 25% dos brasileiros entrevistados consideram que o local onde vivem possui uma ótima infraestrutura. Em SP, o número cresce até 27%. Por outro lado, 19% dos entrevistados entende que suas cidades não dispõem de estrutura nenhuma. Portanto, quando a infraestrutura para o ciclismo vira tópico, é importante entender que além das ciclovias, existem outros pontos que garantem a segurança dos ciclistas. Por exemplo, sinalização, bicicletários, integração e manutenção desses espaços.
Embora o crescimento da malha cicloviária brasileira nos últimos anos seja real, ela fica aquém do que poderia ser feito. Outro resultado da pesquisa da Descarbonize Soluções corrobora esse ponto de vista. Sete em cada dez brasileiros entrevistados utilizam a bicicleta para locomoção pelo menos uma vez na semana.
Além disso, os entrevistados da pesquisa disseram utilizar as bikes, em média, três vezes por semana. Entretanto, apenas 8% afirmar que pedalar diariamente. Aliás, 75% dos participantes do estudo indicaram que veem bicicletas circulando diariamente em suas cidades.
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6 em cada 10 paulistas entrevistados utilizam a bicicleta para se locomoverem pelo menos uma vez na semana;
- Os moradores do estado de São Paulo disseram utilizar as bikes, em média, duas vezes por semana;
- 46% usariam bicicletas elétricas no dia a dia como alternativa aos veículos à combustão, como carros, motos ou mesmo ônibus;
- Segundo 60% dos paulistas, o estado possui certa estrutura para os ciclistas, mas o cenário ainda pode melhorar. 27% consideram que São Paulo possui uma ótima infraestrutura (número maior que a taxa nacional, de 25%), e outros 13% entendem que o estado não dispõe de estrutura nenhuma (número menor que o nacional, de 19%).
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