Ciclopassarela Erika Sallum: 900 ciclistas passam todos os dias

Buscando sugestões para:


Ciclopassarela Erika Sallum: mais de 900 ciclistas passam por ela todos os dias

Por: Daniela Saragiotto . Há 7 dias

Publicidade

Meios de Transporte

Ciclopassarela Erika Sallum: mais de 900 ciclistas passam por ela todos os dias

Inaugurada em 30 de janeiro, infraestrutura cicloviária tem tido boa adesão da população

2 minutos, 56 segundos de leitura

21/03/2025

Ciclopassarela Jornalista Erika Sallum_ELJ-9611_foto Edson Lopes Jr_Prefeitura de SP
No dia da pesquisa, 13% dos ciclistas eram mulheres -- quase o dobro da média de ciciclistas mulheres registrada na cidade, que, segundo a CET, é de 7%. Foto: Edson Lopes/Divulgação Prefeitura de São Paulo

Uma contagem realizada em 25 de fevereiro na Ciclopassarela Jornalista Erika Sallum coordenada pelo Núcleo de Dados do gabinete da vereadora Renata Falzoni (PSB), revelou que 974 pessoas passaram pela estrutura naquele dia. Além disso, 298 pedestres também usaram a passarela na mesma data. Importante reforçar que, enquanto a contagem na Eusébio Matoso aconteceu apenas nos horários de pico, na ciclopassarela ela foi feita entre 6h às 20h.

Leia também: Ciclopassarela Jornalista Erika Sallun, que liga Pinheiros a Butantã, é inaugurada em SP

De acordo com Falzoni, a intenção é repetir a contagem periodicamente, para que se possa ter um histórico do uso da estrutura.

“As contagens demonstram que existe uma demanda real para estruturas como esta, adequadas e seguras. Os números são expressivos, principalmente se considerarmos que a ciclopassarela ainda é muito recente e há um potencial grande de usuários que ainda vão descobrir aquela alternativa para o trajeto diário”, declara Falzoni.

No dia 30 de janeiro deste ano a ciclopassarela foi inaugurada. Ela conecta os bairros de Pinheiros e Butantã, na zona oeste de São Paulo, passando sobre o Rio Pinheiros.

Ela é uma alternativa segura às travessias que antes eram feitas por ciclistas e pedestres pela Ponte Eusébio Matoso. A ciclopassarela tem conexão, ainda, com a ciclovia existente ao longo do Rio Pinheiros.

Ciclopassarela Erika Sallum em dados

Da mesma forma que foi feita a contagem na ciclopassarela, os responsáveis pela pesquisa também registraram, dois dias depois (27/02), o tráfego na Ponte Eusébio Matoso.

Dessa forma, o objetivo foi avaliar se tem ocorrido uma migração de ciclistas e pedestres para a nova estrutura.

Enquanto 974 ciclistas passaram pela ciclopassarela na data da contagem, na Ponte Eusébio Matoso foram 386 pessoas conduzindo bicicicleta.

Em relação aos pedestres, foram 298 na ciclopassarela, e 752 na ponte.

Para Falzoni, os números são importantes para comprovar a importância de políticas públicas que incentivem o uso da bicicleta. Além de estimular a construção e manutenção de passarelas, ciclovias e ciclofaixas em toda a cidade.

“Nosso objetivo é demonstrar com dados e embasamento técnico que este tipo de estrutura atende a todos os públicos. E que, quando há infraestrutura, a demanda aparece”, afirma a vereadora.

Contagem foi realizada junto ao acesso para a Ciclovia do Rio Pinheiros, na parte central da Ciclopassarela Erika Sallum,
em 25/02, entre 6h e 20h. Foto: Divulgação gabinete da vereadora Renata Falzoni (PSB)

Uso da ciclopassarela por mulheres

As mulheres têm usado a ciclopassarela e isso, de acordo com Falzoni, é muito positivo. “O percentual de ciclistas mulheres que usaram a ciclopassarela naquele dia foi de 13%. Isso representa quase o dobro da média na cidade, que é de 7%, segundo dados da CET“, afirma.

Para a vereadora, que também é cicloativista, estruturas seguras atraem as mulheres para o ciclismo, tanto para a mobilidade urbana como para o esporte em geral.

“Vale lembrar, contudo, que a sensação de insegurança é o principal aspecto que reduz a adesão das pessoas à bike como meio de transporte, segundo a pesquisa Perfil do Ciclista”, afirma.

A ONG Transporte Ativo foi responsável pela 4ª edição da pesquisa Perfil do Ciclista. Feita em 2024, contudo, ela teve seus resultados divulgados recentemente.

Dessa forma, ela revelou que, em São Paulo, 52,5% dos entrevistados declararam que ter mais estruturas cicloviárias seria fator determinante para pedalar com mais frequência.

Saiba mais: Infraestrutura adequada é principal estímulo para 54% dos ciclistas, aponta Perfil do Ciclista 2024

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login