Dia do Ciclista, conheça benefícios de usar a bike como modal de deslocamento urbano
Especialista explica as vantagens da bicicleta para o corpo e os cuidados que os ciclistas precisam ter
2 minutos, 26 segundos de leitura
19/08/2024
Por: Fellipe Gualberto
Nesta segunda-feira (19 de agosto) é comemorado o Dia do Ciclista no Brasil. A data, que celebra o meio de transporte benéfico para o meio ambiente, convida a uma reflexão sobre como andar de bicicleta é um exercício completo. A prática ajuda a manter o coração saudável, fortalece os músculos e pode ser uma boa escolha para aqueles que estão tentando perder peso.
Leia também: Ciclovia entre São Paulo e Santos ganha 5 km de infraestrutura; conheça a Rota Márcia Prado
Neste Dia do Ciclista, confira alguns dos benefícios e cuidados necessários ao andar de bike, além de saber qual é a origem da data. Criamos um guia completo com as principais informações sobre o tema. Portanto, continue a leitura se quiser saber mais.
Benefícios e cuidados
Andar de bicicleta diariamente pode prevenir doenças como diabetes e demência. A prática também ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim e a reduzir a pressão arterial.
Por isso, o ciclismo é considerado uma forma eficaz de evitar infarto e hipertensão arterial, explica o cardiologista Flávio Cure, coordenador do Centro de Estudos do Hospital CopaStar, no Rio de Janeiro.
“Os benefícios do ciclismo são inúmeros, como o fortalecimento da musculatura, melhora da respiração, emagrecimento, melhora do equilíbrio e diminuição do estresse, entre outros”, explica Cure.
Cuidados ao pedalar
No entanto, o especialista ressalta que são necessárias precauções para que a prática aconteça com segurança.
Por exemplo: manter o tônus muscular adequado, realizando exercícios de fortalecimento, e garantir uma alimentação e hidratação adequadas antes e durante uma jornada longa de bike. Do contrário, “há o risco, como em qualquer exercício, de esgotamento muscular”.
“A frequência ideal para o ciclismo seria de cinco vezes por semana, por um mínimo de 40 minutos, sem ultrapassar 20 km por passeio”, recomenda o cardiologista.
Por fim, ele ainda defende que os ciclistas procurem trajetos com pavimentação adequada e evitem vias com muitos carros.
Leia também: Parque Ibirapuera oferece aluguel de bicicletas para crianças
Origem do Dia do Ciclista
O Dia do Ciclista, instituído em 2017, é uma homenagem a Pedro Davison. O biólogo, que amava o ciclismo, morreu enquanto andava de bicicleta em 19 de agosto de 2006, após ser vítima de atropelamento por um motorista alcoolizado.
Davison circulava de bike pelo Eixo Sul de Brasília em um domingo. Na data, o tráfego de carros era proibido e a via deveria estar aberta apenas para ciclistas e pedestres.
O acidente aconteceu no dia do aniversário da filha de Pedro. O caso se tornou emblemático por ser o primeiro em que houve condenação do motorista por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco de matar alguém.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários