Há muito tempo, o uso de bicicletas deixou de significar apenas lazer. Utilizados como meio de transporte, para esportes ou diversão, os pequenos veículos, hoje, ocupam um importante espaço na vida das pessoas, pelos muitos benefícios que oferecem.
Em comparação com os automóveis, por exemplo, que ocupam um grande espaço, emitem gases poluentes e ondas sonoras de altos níveis, as pequenas e silenciosas bicicletas tem potencial de beneficiar não só o ciclista, mas também o trânsito e, principalmente, o meio ambiente.
Conheça alguns desses benefícios diretos de pedalar:
A utilização de bicicletas de maneira regular funciona como uma atividade física. Assim como exercícios aeróbicos, ela previne problemas cardíacos, aumenta a resistência aeróbica, reduz a obesidade, ativa a musculatura e diminui a ocorrência de doenças crônicas. Até mesmo a redução da poluição do ar retorna para os usuários como um dos benefícios de pedalar.
Esse é um dos resultados apresentados pelos pesquisadores do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh)/ENSP Mauren Lopes de Carvalho e Carlos Machado de Freitas, apoiados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Andar de bicicleta também é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de problemas de saúde associados a um estilo de vida sedentário. Como um bom treino muscular, ao pedalar são usados todos os principais grupos musculares.
Até as bicicletas elétricas, que possuem motor, oferecem um benefício específico, principalmente para pessoas idosas e sedentárias. Ainda que exista uma assistência no pedal, os modelos elétricos também exigem algum esforço do ciclista. Esse movimento mínimo pode ser de grande ajuda para o condicionamento físico desses grupos.
Leia também: Bicicleta elétrica e convencional: qual é melhor para a saúde?
Além de uma alternativa barata em comparação com os automóveis, movidos por gasolina ou eletrificados, as bicicletas tem grande potencial na redução de poluição. Por utilizarem como combustível apenas o próprio esforço mecânico do usuário, a economia é direta.
Pedalar apenas 2,6 quilômetros por dia no Brasil por um ano, por exemplo, pode diminuir as emissões de gases poluentes em até 686 milhões de toneladas. Esse número foi apresentado por David Peterle, sócio-diretor da Oggi Bikes, fabricante de bicicletas, em entrevista ao Mobilidade. Segundo o diretor, o setor de transporte ainda é responsável por um quarto das atuais emissões de gases de efeito estufa.
Com o mesmo objeto de estudo, pesquisadores da Aliança Bike e do Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) concluíram que, por cada um dos mais de 8 mil brasileiros que optam pela bicicleta como meio de transporte em vez do carro, deixam de emitir 4,4 kg de dióxido de carbono (CO2) anualmente.
Leia também: Importância das bikes para meio ambiente e saúde das pessoas