Reino Unido registra recorde de passeios com bicicletas compartilhadas em 2023
Pela primeira vez, uso de bicicletas elétricas superou a de modelos convencionais na modalidade de compartilhamento
Em 2023, o número de passeios com bicicletas compartilhadas por dia subiu 24% no Reino Unido. Os dados coletados entre setembro de 2022 e setembro de 2023, também revelam que 59% de todos os aluguéis de bicicletas utilizaram modelos elétricos.
De acordo com o relatório anual da instituição de caridade nacional de transporte compartilhado, Collaborative Mobility UK (CoMoUK), cerca de 25 milhões de aluguéis de bicicletas aconteceram entre no período de 12 meses, uma média de 67.565 viagens por dia. Nos intervalo imediatamente anterior, entre setembro de 2021 e setembro de 2022, o número de contrato de bicicletas compartilhadas foi de 54.285 viagens por dia.
Leia também: Decreto cria novas categorias de táxis e libera uso de pick ups
Segundo o levantamento, o número de bicicletas elétricas disponíveis através de compartilhamento, ultrapassou o de modelos convencionais a pedal. Alcançando mais de 25 mil modelos elétricos na estrada até ao final de setembro de 2023. Em 2022, o número não passava de 12 mil. Esse incremento também aumentou o número de usos de bicicletas elétricas, alcançando 59% de todos os modelos disponíveis.
Outros dados
Além da análise dos dados quantitativos de passeios com bicicletas compartilhadas, a CoMoUK também entrevistou ciclistas para entender algumas tendências comuns atreladas ao uso. Ao todo, foram entrevistados 1.100 utilizadores ativos.
“Ao oferecer acesso fácil e acessível à bicicleta, esses programas melhoram a saúde física e mental das pessoas, reduzem o número de carros na estrada e reduzem as emissões de carbono”, afirma Richard Dilks, executivo-chefe da CoMoUK.
Com base no cruzamento dos dados e as entrevistas realizadas, a instituição ainda concluiu que programas de compartilhamento de bicicleta têm incentivado o uso geral do modal nas cidades. No Reino Unido, 48% dos utilizadores responderam que, graças ao compartilhamento, eles pedalaram pelo primeira vez no ano ou, ainda, pela primeira vez na história.
Entre os motivos mais comuns, os usuários afirmaram alugar bicicletas para realizar viagens para voltar do trabalho ou da escola; cerca de 39% dos entrevistados. Em segundo lugar, estava o uso para realizar conexão, ida ou retorno do transporte público (24% das respostas).
A preferência por modelos elétricos, de acordo com os entrevistados, recaía sob a redução do tempo de viagem; 53% dos ciclistas afirmaram preferir a velocidade dos eletrificados. Já 46% dos usuários que preferem modelos elétricos afirmou escolher e-bikes para evitar fadiga ou suor.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários