BMW F 450GS é lançada no Salão de Milão 2025 com motor bicilíndrico e embreagem automática
Modelo de entrada da família GS aposta em tecnologia e ciclística robusta para disputar o segmento de trails médias
3 minutos, 11 segundos de leitura
04/11/2025
A BMW Motorrad aproveitou o Salão de motos de Milão 2025 para revelar a versão definitiva da F 450GS, sua nova aposta no segmento de trails médias. O modelo já havia sido mostrado como protótipo no ano passado, mas agora chega pronto para produção, com foco em atrair novos clientes para a família GS.
No Salão de Milão do ano passado, o protótipo antecipou linhas inspiradas nas irmãs maiores da linha GS. A versão final da F 450GS manteve o visual robusto mostrado no conceito, com carenagens angulosas, tanque esculpido e o tradicional farol em LED com assinatura em “X”.
A proposta da BMW é oferecer uma porta de entrada para o universo GS sem abrir mão da sofisticação que caracteriza a marca. Com peso reduzido e ciclística compacta, a moto promete ser ágil no trânsito urbano e versátil para encarar estradas de terra.
F 450GS tem motor de 48 cv
O coração da nova BMW F 450GS é um motor bicilíndrico em linha de 420 cm³. Com arrefecimento líquido, entrega 48 cv a 8.750 rpm e torque máximo de 4,38 m.kgf a 6.750 rpm. De acordo com a BMW, o propulsor foi desenvolvido para equilibrar desempenho e eficiência. Tanto que o consumo médio gira em torno de 26 km/litro. Como seu tanque tem capacidade para 14 litros, sua autonomia deve superar os 350 km.

O câmbio tem seis marchas, com transmissão final por corrente no lado esquerdo. A grande novidade fica por conta da Easy Ride Clutch (ERC), sistema de embreagem automática centrífuga que elimina a necessidade de acionar o manete em arrancadas e trocas de marcha. O recurso estará disponível de série na versão Trophy e como opcional nas demais, ampliando a acessibilidade do modelo. Além disso, o câmbio pode receber o Shift Assistant Pro, um sistema de quickshifter que permite trocas rápidas sem uso da embreagem.
Suspensões e rodas
A ciclística foi projetada para o uso misto. O chassi tubular de aço integra o motor como elemento estrutural, garantindo rigidez e leveza. Na dianteira, a moto traz garfo invertido KYB de 43 mm, enquanto a traseira adota balança de alumínio com monoamortecedor progressivo.

A F 450GS vem de série com rodas de liga-leve de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, calçadas com pneus sem câmara. No entanto, a BMW oferece rodas raiadas como opcional ou de série em algumas versões, justamente para quem pretende usar a moto em condições mais severas de off-road.
Tecnologia embarcada
Mesmo sendo a GS de entrada, a F 450 não abre mão de recursos eletrônicos. A trail tem painel TFT de 6,5 polegadas com conectividade, além de modos de pilotagem, freios ABS e controle de tração.



As versões mais sofisticadas ainda trazem o modo Enduro Pro, que permite desligar o ABS na roda traseira para uso em trilhas.
BMW F 450GS deve vir ao Brasil
Embora a BMW ainda não tenha confirmado oficialmente, a expectativa é que a F 450GS venha ao Brasil. Afinal, o segmento de trails médias cresce no país e a marca já sinalizou interesse em ampliar sua linha de entrada.
Com a F 450GS, a BMW entra de vez na disputa com rivais como a Royal Enfield Himalayan 450, a Honda NX 500 e a KTM 390 Adventure. A estratégia é oferecer uma trail média que combine tradição, tecnologia e versatilidade, abrindo caminho para novos clientes dentro da família GS.
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