Voltar

Embaixadores

Elton Miraveti

Supervisor de Customer Experience da Ford América do Sul.

Meios de transporte

Adaptação e soluções rápidas e criativas na era de Customer Experience

Empatia, honestidade e transparência são palavras-chaves para qualquer empresa que queira promover experiências inesquecíveis com a sua marca

10/08/2020 - 3 minutos, 3 segundos


computador-e-carro-miniatura
Foto: Getty Images

É inegável que a pandemia causada pelo coronavírus teve impactos profundos nos hábitos de consumo e na interação das pessoas com as marcas. A maior preocupação dos consumidores com saúde, higiene e proteção da família está fazendo com que as empresas repensem suas abordagens e redefinam a jornada do cliente com criatividade e inovação, tendo a segurança como principal objetivo na hora de oferecer produtos e serviços.

Leia mais:
A retomada do turismo será pelas estradas

Sabemos que algumas mudanças serão temporárias, e outras, permanentes, mas, independentemente do velho ou do novo normal, é fundamental mantermos o consumidor no centro de tudo. Saem na frente as companhias que, de fato, usam a tecnologia para aumentar a personalização, com responsabilidade e transparência, sempre se aliando aos desejos de seus clientes.

Com o isolamento social, as experiências presenciais deixaram de ser prioritárias e o e-commerce ganhou protagonismo. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCom), 400% mais empresas passaram a vender online desde o início da pandemia no Brasil.

Além disso, 4 milhões de consumidores migraram do offline para o online, fazendo com que a corrida por soluções conectadas fosse extremamente necessária.

Agendamento 100% online

Na Ford, refinamos nossa abordagem e passamos a oferecer experiências virtuais mais simples para melhorar a vida das pessoas, com soluções que economizem tempo e dinheiro.

Quando criamos um momento inesquecível com nossos consumidores, a probabilidade de comprarem novamente nossos produtos e serviços, permanecerem fiéis e recomendarem a marca aumenta significativamente. O impacto de experiências positivas tem sempre efeito prolongado, criando uma conexão emocional e fortalecendo o vínculo de confiança.

Aqui no Brasil, como parte do movimento de transformação digital da marca, já estávamos empregando a tecnologia remota em nossos processos.

Fomos pioneiros no uso de realidade aumentada nas operações de pós-vendas, por meio da assistência técnica remota às concessionárias. Considerando o cenário atual de pandemia e a migração para o ambiente digital, também aceleramos nossos planos e atualmente somos a única empresa do setor automotivo a oferecer o agendamento de serviços de forma 100% online.

Redesenhamos a experiência de acordo com as preferências dos clientes, de maneira a trazer mais transparência, comodidade, agilidade e conveniência para todo o processo.

Além disso, também adiantamos o lançamento do canal digital Compre sem Sair de Casa, que permite realizar a compra e todo o processo de negociação sem precisar ir a uma concessionária.

Desenvolvemos o programa Ford Clean, que inclui a certificação de toda a rede de atendimento, com rígidos protocolos de limpeza e segurança, além de um serviço inédito de desinfecção do veículo, o que demonstra um cuidado não só com o usuário mas, sim, com toda a sua família.

Outra inovação foi o Serviço sem Sair de Casa, com abrangência nacional, que realiza a retirada e a entrega do carro em domicílio para quem precisa fazer a revisão ou a manutenção.

Dessa forma, mesmo diante das incertezas do cenário atual e da indefinição sobre as consequências no longo prazo, acredito que os desafios na área de Customer Experience seguirão semelhantes ao redor do mundo: acompanhar e adaptar soluções de acordo com as necessidades de cada momento, sempre olhando para o consumidor.

Para isso, empatia, honestidade e transparência são palavras-chave para qualquer empresa que queira promover experiências inesquecíveis com a sua marca.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do Estadão

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login