Pesquisa sobre hábitos, preferências e características demográficas de usuários de aluguel de carros no Brasil revela que maioria não pretende comprar um veículo próprio. A Awto, empresa de carsharing na América Latina, entrevistou mil clientes brasileiros durante coleta de dados.
Leia também: Cresce aluguel de veículos elétricos para uso profissional
De acordo com a pesquisa, o usuário médio do serviço de aluguel tem entre 25 e 44 anos, representando 70,4% dos respondentes. A maior parte desses também faz parte da classe B (48,9% dos respondentes) e possui ensino superior completo (38.9%) ou pós-graduação (26,6%). Deste total, 62,6% não possui nenhum carro.
Outro destaque observado foi o modelo de trabalho e o uso do veículo: a maior parte, 50,7% dos entrevistados, trabalha de maneira híbrida. Mais 16,2% do total analisado, trabalha integralmente de casa. Conforme os resultados da pesquisa, o principal uso dos carros alugados são as atividades de lazer. Em segundo lugar, aparece como meio de locomoção entre a casa e o trabalho.
Outros motivos, como ida ao supermercado, consulta médica, viajar e realizar mudanças, por exemplo, se acumulam nos 36,5% restantes.
Além da maioria não possuir um veículo próprio, uma parcela dos entrevistados (cerca de 12%) justificou o uso de aluguel de carros como uma alternativa ao “alto preço nos apps de transporte”. Preço e flexibilidade no uso, como a opção de alugar carro pelo celular, foram os mais citados entre as justificativas.