Uber adolescentes: jovens agora podem pedir corridas com a supervisão dos responsáveis | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Uber adolescentes: jovens agora podem pedir corridas com a supervisão dos responsáveis

Por: Daniela Saragiotto . 03/11/2023
Meios de Transporte

Uber adolescentes: jovens agora podem pedir corridas com a supervisão dos responsáveis

Recurso foi lançado nos Estados Unidos e Canadá e chega agora ao Brasil, funcionando nas cidades de Campinas, Sorocaba e São José dos Campos (SP), além de Cuiabá (MT), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC)

2 minutos, 26 segundos de leitura

03/11/2023

Por: Daniela Saragiotto

Agora jovens entre 12 e 17 anos poderão solicitar a corrida, mas a autorização dos responsáveis. Foto: Divulgação Uber

Começou a funcionar na quarta-feira (1/11) um recurso, ainda como projeto piloto, que permite que adolescentes de 12 a 17 anos de idade possam criar contas no aplicativo da Uber e pedir suas próprias viagens, sempre com a supervisão de um responsável.

Saiba mais: App 99 lança novo recurso para situações de risco ou emergência

Batizado de Uber Adolescentes, o recurso foi lançado primeiro nos Estados Unidos e Canadá e chega, agora ao Brasil, funcionando, ainda como piloto, nas cidades de Campinas (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR) Florianópolis (SC), Sorocaba (SP) e São José dos Campos (SP).

Como funciona

De acordo com a plataforma, após a criação da conta no Uber Adolescentes, toda vez que o jovem pedir um deslocamento, seus responsáveis serão informados e atualizados, em tempo real, podendo acompanhar a viagem desde o embarque até o desembarque, e ligar para o motorista, se necessário.

Os recursos de segurança do aplicativo – como confirmação da viagem por código (U-Código) e, após confirmação do aceite, gravação de áudio de todas as viagens (U-Áudio), entre outros – funcionam normalmente nessa categoria de corrida.

A criação do recurso Uber Adolescentes, segundo a empresa, surgiu como resultado de pesquisas feitas com usuários nos Estados Unidos.

Assim, de acordo com o estudo, mais da metade dos responsáveis por adolescentes informaram já ter tido de escolher entre levar os filhos a algum lugar e ir a um compromisso profissional, e que 40% dos jovens já deixaram de ir a um evento pela falta de uma alternativa de transporte.

“Sabemos que os pais ou responsáveis não conseguem levar os filhos adolescentes para todas suas atividades sempre, e que o transporte por aplicativo pode ser uma alternativa segura para as pessoas se deslocarem”, explica Sílvia Penna, diretora geral da Uber no Brasil.

Como configurar o Uber Adolescentes

Por meio do perfil familiar no aplicativo Uber, o responsável pode convidar o adolescente para criar uma conta, que vai receber um link para baixar o app no seu celular, criar sua nova conta de adolescente e concluir um processo obrigatório de conteúdo educativo de segurança.

Assim, de acordo com a Uber, a conta do jovem ficará vinculada à do responsável e, depois disso, os adolescentes podem começar a pedir viagens por conta própria.

Os recursos de segurança são padrão para essas contas e não podem ser desligados ou desconfigurados pelo adolescente, pelo motorista parceiro ou pelos responsáveis. Portanto, os jovens sempre terão acesso a eles tocando um botão, com exceção da gravação de áudio, recurso que o adolescente precisa dar um aceite antes de torná-la padrão para todas as suas viagens no app.

Leia também: Aplicativo de mobilidade User Drive é lançado na capital paulista

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login