Ônibus Rodoviário: Conheça 5 tipos diferentes para viajar
Engana-se quem pensa que todo ônibus de viagem é igual. Os detalhes de cada tipo de veículo fazem toda a diferença na hora de pegar a estrada e ter uma boa experiência
3 minutos, 21 segundos de leitura
25/11/2019
Por: Jessica Marques
Existem cinco tipos diferentes de ônibus rodoviário. As características de cada um seguem exigências da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Para todos os tipos, é importante solicitar informações para a empresa antes de comprar o bilhete. Isso porque algumas companhias oferecem itens de conforto além dos que são obrigatórios pela ANTT.
Outra forma de se certificar de que você vai viajar com a comodidade que está imaginando é ler as especificações descritas no site onde a compra da passagem for feita.
O valor varia de acordo com a rota, a distância entre origem e destino e as características do veículo. Saiba o que cada categoria oferece e quais são as diferenças de preço entre elas:
Ônibus convencional
Essa é a opção mais básica e econômica de todas. Se a sua ideia é pagar pouco para viajar e ter uma experiência mais simples, esta é a melhor opção.
Contudo, o ônibus convencional é recomendado para curtas distâncias. Isso porque a largura e profundidade do assento são um pouco menores, com pouca reclinação, e o passageiro fica com menos espaço.
Neste caso, não é exigida a presença de ar-condicionado, sanitário ou apoio para os pés. Algumas empresas podem até oferecer ônibus convencionais climatizados, mas essa não é uma regra, portanto, é recomendado pedir essa informação antes de comprar o bilhete.
Ônibus executivo
Com um preço um pouco acima do convencional, mas ainda baixo comparado às outras categorias, o ônibus executivo é para quem prefere um pouco mais de espaço.
Isso porque a largura e profundidade dos assentos são maiores. A reclinação também é um pouco mais acentuada, para quem gosta de tirar um cochilo enquanto viaja.
Neste caso, é obrigatório que a empresa ofereça veículos com ar-condicionado e sanitário. Em alguns casos, os passageiros também são servidos com água a bordo.
Ônibus semileito
O valor da passagem começa a ficar alto a partir desta categoria, em comparação com as anteriores. Isso porque o ônibus semi-leito é mais comum em viagens de longa distância.
Neste caso, a reclinação das poltronas proporciona um descanso maior ao passageiro, que também conta com apoio para as pernas. Ar-condicionado e sanitário também são itens obrigatórios nesses ônibus.
Algumas empresas oferecem água e algum tipo de lanche aos passageiros, mas a prática é opcional, em forma de cortesia. Esse tipo de ônibus normalmente conta com monitores para televisão e tomadas USB.
Ônibus leito
Neste caso, você paga um preço consideravelmente maior do que se estivesse viajando de ônibus semi-leito. O investimento vale a pena se o seu objetivo for dormir ao longo do caminho.
A opção é comum para trajetos longos e feitos no período da noite, porque os passageiros podem reclinar as poltronas ainda mais. Outra vantagem é que a largura dos assentos é maior, proporcionando mais conforto.
A distância entre os assentos também é maior, ampliando, consequentemente, o espaço para esticar as pernas. O valor da passagem é mais caro porque neste tipo de ônibus cabem menos passageiros, cerca de 28 pessoas por veículo.
Entre as comodidades estão ar-condicionado, manta, travesseiro e água gelada. Sanitário e apoio para as pernas também são exigências da ANTT para esse tipo de ônibus.
Ônibus leito-cama
Viajar de ônibus leito-cama é o mais próximo possível de estar no próprio quarto enquanto pega a estrada. Neste tipo de veículo, o assento é ainda mais reclinado que no ônibus leito, chegando a 180° em alguns casos.
A grande vantagem desse tipo de viagem é a privacidade, pois as camas são individuais e o passageiro ainda pode fechar uma cortina para ficar mais à vontade no espaço.
Todos os itens de conforto também são oferecidos, como ar-condicionado, cobertor, travesseiro, serviço de bordo, água gelada e, em alguns casos, lanches. Estes veículos obrigatoriamente devem possuir sanitário.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários