Conheça iniciativas finalistas em mobilidade sustentável, segura e inclusiva
Premiação é uma iniciativa da Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com Mobilidade Estadão, e reconhece projetos que fortalecem ecossistema de mobilidade nacional
Saiu a lista dos finalistas do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana (PMU). A premiação seleciona os melhores projetos (públicos e privados) do setor de mobilidade urbana no Brasil que promovem práticas relevantes em prol de uma mobilidade urbana mais sustentável, segura e inclusiva.
O Prêmio PMU recebeu 227 inscrições e representa uma oportunidade estratégica para empresas e atores do setor de mobilidade conquistarem ainda mais visibilidade no mercado. A premiação será realizada no dia 23 de junho, durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, que será realizado no Pavilhão Pacaembu, em São Paulo.
Dentro dos critérios de avaliação, o Comitê do Júri priorizou a inovação, o impacto e a abrangência das iniciativas que integram os segmentos do transporte público e de logística urbana, gestão do trânsito, mobilidade ativa e segurança viária.
Conheça as categorias e algumas das iniciativas selecionadas
Mobilidade sustentável
* Bicicletas Adaptadas Compartilhadas Gratuitas, de Maricá (RJ): Incentivo ao uso da bicicleta adaptada para o transporte público de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
* BRT Salvador: Conta com oito ônibus elétricos e atende cerca de 600 mil passageiros por mês na cidade. O projeto representa um marco de eficiência energética que auxilia também na mitigação das mudanças climáticas.
Iniciativas que inovam e transformam
* BRT Sorocaba: Com terminais e estações integrados, a iniciativa trouxe mais qualidade e eficiência operacional ao transporte via ônibus.
* Plano Municipal de Segurança no Trânsito, de Fortaleza (CE): Busca agregar segurança e sustentabilidade nas políticas de segurança viária e nos processos de mobilidade de usuários.
Segurança viária
* Programa Notificação Cidadã, da Prefeitura Municipal de Jacareí (SP): Incentivo à educação colaborativa e de respeito às leis de trânsito. Desde sua implantação, em 2019, mais de 14 mil cidadãos de bem foram reconhecidos.
* Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), de Campina Grande (PB): Considerado relevante pelo trabalho de pesquisa, análise técnica e levantamento de dados reais que vêm sendo usados para esclarecer possíveis causas de acidentes de trânsito, favorecendo melhorias no tráfego urbano nas vias do município.
Mobilidade ativa
* Programa Caminhando Juntas, de São Paulo: Reúne mulheres e lideranças femininas das comunidades da Penha, do Real Parque e do Jardim Panorama, incentivando comportamentos mais participativos e conexões equitativas de raças e gêneros, melhores condições de segurança e cultivo de valores éticos de cidadania e democracia.
* Pedala Macaé (RJ): Incentiva o uso da bicicleta com responsabilidade e em sincronia com o desenvolvimento socioambiental.
Para saber mais sobre o Parque da Mobilidade Urbana (PMU), acesse aqui
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários