Faixa azul para motos chega a 200 km em SP; saiba onde ficam os novos trechos

Avenida Senador Teotônio Vilela, na Zona Sul da capital, passou a ter mais 12,5 km da sinalização. Foto: Prefeitura de SP/SECOM

04/09/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 24 segundos

No início deste mês de setembro, a capital paulista ganhou mais 31,64 km de vias com faixa azul em oito novos trechos. Com as novas avenidas, a faixa preferencial para motos já soma 200,3 quilômetros nas vias da cidade, de acordo com a Prefeitura de São Paulo (SP).

O eixo Norte-Sul, sentido Santana, recebe a faixa azul em quatro trechos que, juntos, totalizam 8,44 km. No sentido Aeroporto, dois novos trechos somam 1 km. As avenidas Senador Teotônio Vilela e Escola Politécnica recebem 12,5 km e 9,7 km, respectivamente.

As novas vias cumprem a meta da administração municipal de chegar a 200 quilômetros da faixa azul até o final deste ano. Criada no início de 2022, a sinalização pretendia reduzir o número de mortes com motociclistas na capital. Esse número, contudo, tem crescido recentemente.

Saiba mais: Faixas exclusivas para motos x Faixa azul; entenda a diferença

“A aceitação por parte tanto do motociclista quanto do motorista está acima de 95%, é uma unanimidade, é uma solução revolucionária que a gente está apresentando para diversas cidades do País”, disse, em nota, Hemilton Inouye, Diretor-Presidente da CET. No final do mês passado, o Rio de Janeiro (RJ) também criou uma faixa preferencial para motos, na Autoestrada Lagoa-Barra, em caráter experimental.

Como funciona a Faixa Azul para motos em SP?

Criado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da capital paulista no início de 2022, o projeto-piloto da Faixa Azul foi uma tentativa de reorganizar o espaço viário. Demarcada por sinalização horizontal e sinais verticais, a faixa não é exclusiva nem obrigatória.

A sinalização, implantada entre as faixas de rolamento 1 e 2, normalmente já utilizadas pelos motociclistas, pretende organizar o “corredor” para que as motos pudessem transitar com mais disciplina, sem alterar a dinâmica da via.

A Av. 23 de Maio, no sentido Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha) foi o primeiro trecho do projeto-piloto. A via foi escolhida em razão dos 50 mil motociclistas que passam por ela todos os dias. Além disso, 78% dos sinistros da avenida, que faz parte do Eixo Norte-Sul, envolviam motos.

Por se tratar de uma sinalização experimental, a faixa azul precisou de autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O órgão também acompanha os resultados da sinalização, desde sua implantação em 25 de janeiro de 2022.

Novos trechos; saiba onde ficam

Ao todo, 31,64 km de faixa azul para motos foram ativadas em dia 2 de setembro. São oito novos trechos em importantes vias da capital paulista; veja quais:

  • Eixo Norte-Sul, sentido Santana, em quatro trechos que totalizam 8,44 km
  • Eixo Norte-Sul, sentido Aeroporto, dois novos trechos somam 1,0 km
  • Avenida Senador Teotônio Vilela, na Zona Sul, terá mais 12,5 km
  • E, por fim, a Avenida Escola Politécnica receberá mais 9,7 km