Gigante indiana completa 1 ano de Brasil com 3.800 motos vendidas e 10 lojas
Além do resultado positivo de vendas, Bajaj anunciou investimento para ter fábrica própria no País em 2024
2 minutos, 47 segundos de leitura
18/12/2023
Por: Arthur Caldeira
Em 15 de dezembro de 2022, a Bajaj iniciava oficialmente suas operações no Brasil. A gigante indiana, terceira maior fabricante de motos do mundo, chegou ao País com três modelos de motos. Também começou com cinco lojas, inauguradas simultaneamente no Estado de São Paulo, sendo duas unidades na capital, uma, em Santo André, e outras duas em Jundiaí e Campinas.
De lá para cá, a Bajaj já vendeu mais de 3.800 unidades em 12 meses. O modelo de entrada da marca, a Dominar 160, representou 11% desse volume, enquanto a Dominar 200 foi responsável por 22% das vendas. Já a Dominar 400 sagrou-se como o modelo de maior sucesso da marca, com 67%. das motos emplacadas pela Bajaj.
O aumento da demanda pelas motocicletas da marca estimulou a Bajaj do Brasil a acelerar a abertura de novas concessionárias. Neste mês de dezembro, a marca chega a 10 lojas em quatro regiões do País. A fabricante indiana abriu uma concessionária em Florianópolis (SC), outra em Brasília (DF) e também em Salvador (BA). Além das cinco no Estado de São Paulo, a Bajaj já tem uma concessionária no Rio de Janeiro (RJ) e abrirá outra, ainda neste mês, em Belo Horizonte (MG).
“2023 foi um ano muito positivo para a Bajaj. Conseguimos atingir nosso objetivo, entregando motos completas, a um preço acessível, o que despertou o desejo do público brasileiro. A ótima aceitação estimulou o investimento da matriz na nossa fábrica no País. Seguiremos trabalhando para ampliarmos a nossa linha de produtos no Brasil e expandirmos a rede de concessionárias para outros Estados brasileiros. Excelência no pós-vendas, disponibilidade de peças e ações de relacionamento com os clientes também seguirão sendo nossas prioridades no ano que vem”, afirma Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.
Fábrica da Bajaj em Manaus
O bom desempenho nas vendas fez também com que a Bajaj anunciasse o investimento em uma fábrica própria no Brasil. A planta, com previsão de entrar em funcionamento em 2024, em Manaus (AM), será a primeira unidade produtiva da gigante indiana fora de seu país de origem.
De acordo com Rakesh Sharma, diretor executivo da Bajaj Auto Limited, ter uma fábrica no Brasil, maior mercado de motos da região, é importante para a empresa. Dessa forma, poderá ganhar “insights” sobre o desenvolvimento de produtos e o comportamento do consumidor, para fortalecer a presença da marca em toda a região.
A fábrica da Bajaj Brasil em Manaus terá capacidade produtiva inicial de 20 mil unidades por ano. Também irá viabilizar a ampliação da linha de motocicletas para o mercado brasileiro. A previsão é inaugurar a nova planta no segundo semestre de 2024.
“O Brasil é muito diferente de outros mercados nos quais atuamos por meio de distribuidores devido ao seu tamanho e complexidade. Isto requer uma visão de longo prazo. Por isso, desde o início entendemos que o melhor modelo de negócio seria ter uma subsidiária local e a construção da fábrica própria é a continuidade da nossa estratégia”, diz Sharma.
Atualmente, os três modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro são montados no Polo Industrial de Manaus em parceria estratégica com a Dafra.
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