Guerrilla 450: veja fotos e detalhes da nova Royal Enfield que virá ao Brasil

Guerrilla 450, que pode se chamar GRR 450 em alguns mercados latino americanos, terá três versões e cinco opções de cores. Fotos: Divulgação/Royal Enfield

17/07/2024 - Tempo de leitura: 4 minutos, 42 segundos

A Royal Enfield apresentou hoje a nova Guerrilla 450 em Barcelona, na Espanha. O aguardado modelo de 450 cc, que já havíamos antecipado, tem estilo naked e usa motor de um cilindro e 450 cc. Com um design que mescla o moderno e o clássico, a nova Royal Enfield Guerrilla 450 deverá vir ao Brasil, no próximo ano.

A nova Guerrilla usa o mesmo motor da trail Himalayan 450, porém tem proposta mais urbana para o uso no asfalto. Batizado de Sherpa, o monocilíndrico tem 452 cm³ de capacidade, arrefecimento líquido, comando duplo no cabeçote e quatro válvulas.

Embora tenha outra proposta na versão naked, o motor produz os mesmos 40,02 cv de potência máxima a 8.000 rpm e 4,08 m.kgf de torque a 5.500 rpm da trail. Equipada com câmbio de seis marchas, a Guerrilla 450 também terá embreagem deslizante e assistida, como na Himalayan. A transmissão final é feita por corrente.

Como é a nova Guerrilla 450

Com farol redondo, motor à mostra, tanque para 11 litros e traseira minimalista, a Guerrilla 450 segue a receita clássica das motos naked. Por fim, guidão mais baixo, rodas de liga-leve e iluminação full-LED completam o design da nova Royal Enfield.

Além de ficar em destaque, o motor de um cilindro é parte estrutural do quadro de aço tubular da Guerrilla. Diferentemente da Himalayan, porém, o conjunto de suspensões usa garfo telescópico convencional com tubos de 43 mm de diâmetro e curso de 140 mm, na dianteira. Já na traseira, a naked tem balança com amortecedor fixado por links e 150 mm de curso.

As rodas, diferentemente da Himalayan, são de liga-leve com 17 polegadas, na frente e atrás. Calçam pneus sem câmara, nas medidas 120/70-17 (dianteira) e 160/60-17 (traseira). Freios com discos ventilados nas duas rodas completam a parte ciclística da nova Guerrilla 450.

Assim como em outros modelos da marca, e também como exige a legislação, os freios contam com sistema ABS de dois canais. O peso em ordem de marcha é de 184 kg.

Por falar em eletrônica, a Guerrilla 450 também conta com dois modos de pilotagem: “Eco”, focado na economia de combustível, e “Performance”, que entrega melhor desempenho.

Entretanto, o que mais chama a atenção é mesmo o novo painel redondo de TFT com tela colorida de 4”. Com conectividade para smartphones, o painel tem sistema de navegação baseado no Google Maps.

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Contudo, apenas as versões top de linha da Guerrilla 450 terão o painel mais sofisticado. Também haverá versões de entrada com o clássico painel digital e analógico, já usado em outros modelos da Royal Enfield.

Preços e versões

A nova moto Royal Enfield de 450cc chega primeiramente às concessionárias da Índia e Europa, com preço a partir de 5.290 Euros, ou cerca de R$ 31,3 mil, na Alemanha. O valor é inferior ao da Himalayan 450, fazendo com que a Guerrilla tenha um preço bastante competitivo. O preço da Guerrilla 450 no Brasil, contudo, ainda não foi definido.

O modelo estará disponível em três versões e cinco opções de cores. A versão base, chamada de Analogue, tem cor sólida e o painel analógico e digital. Já a versão intermediária, chamada de Dash, vai custar 5.340 Euros, algo em torno de R$ 31,6 mil. A variante topo de linha, com cores mais chamativas, e o painel digital, sai por 5.540 Euros, o equivalente a R$ 32,7 mil.

Quando a Guerrilla 450 chega ao Brasil?

A nova Royal Enfield Guerrilla 450 certamente virá ao Brasil. Afinal, a marca indiana já confirmou a nova HImalayan, que usa mesma base mecânica, para o nosso mercado. A Royal, inclusive, já até registrou o nome do modelo no País, em maio passado, como adiantou o site Motoo.

Embora ainda não tenha definido a data oficial de lançamento, fontes ligadas à Royal Enfield afirmam que a Guerrilla deve chegar ao Brasil somente no próximo ano. No entanto, o modelo acaba de ser lançado mundialmente e, para chegar ao mercado brasileiro, ainda precisa passar pelo processo de homologação. Como monta suas motos em parceria com a Dafra, em Manaus (AM), a Royal também precisa preparar os kits para produção pelo sistema CKD.

Devido o seu estilo naked e às suas especificações, a nova Guerrilla deverá brigar com a recém-lançada Triumph Speed 400, apimentando assim a briga no segmento médio. Afinal, seu preço no Brasil deverá girar em torno de R$ 28 mil.

Royal Enfield Guerrilla 450 – Ficha Técnica

Motor DOHC, Monocilindro, 4 tempos, arrefecimento líquido
Cilindrada
 452 cm³
Diâmetro x curso 84,0 mm x 81,5 mm
Potência máxima 40,02 cv a 8.000 rpm
Torque máximo 4,08 m.kgf a 5.500 rpm
Taxa de compressão 9,3: 1
Embreagem Multidisco em banho de óleo assistida e deslizante
Transmissão Seis velocidades
Sistema de partida Elétrica
Combustível Gasolina
Chassi Tubular em aço
Suspensão dianteira / curso Garfo telescópico / 140 mm
Suspensão traseira / curso Monoamortecedor com links/ 150 mm
Freio dianteiro / diâmetro Disco / 310 mm (ABS)
Freio traseiro / diâmetro Disco / 270 mm (ABS)
Pneu dianteiro 120/70-17
Pneu traseiro 160/60-17
Dimensões
Comprimento x largura x altura 2.145 mm x 833 mm x 1.125 mm
Distância entre eixos 1.440 mm
Distância mínima do solo 169 mm
Altura do assento 780 mm
Capacidade do tanque 11 litros
Peso seco 173 kg (184 kg em ordem de marcha)

* O jornalista viajou à Barcelona a convite da Royal Enfield do Brasil