Harley Davidson recebe R$ 500 mil em modificações e vira ‘moto fúnebre’
Modelo de 1.800 cilindradas foi criado por empresa funerária como forma de prestar última homenagem aos fãs do motociclismo
1 minuto, 58 segundos de leitura
10/06/2025

Uma Harley-Davidson Electra Glide Ultra Limited 2017 recebeu R$ 500 mil em modificações para se transformar em uma “moto fúnebre”. Ou “moto cortejo”, como a Ossel, empresa de assistência funerária que criou a moto, prefere chamar o modelo.
A moto cortejo foi apresentada durante a Exponaf 2025, em evento voltado exclusivamente para empresários e profissionais do setor funerário em Campinas, no último mês de maio. O setor movimenta cerca de 13 bilhões de reais por ano e gera mais de 250 mil empregos diretos, de acordo com dados do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep).
Para Regina Célia Alves Diniz, diretora administrativa e operacional da unidade Ossel Assistência de São Caetano do Sul (SP), explica que o público-alvo é quem vive o motociclismo como uma filosofia de vida. “É uma opção perfeita para as famílias que desejam prestar uma homenagem única e especial, respeitando a paixão de quem sempre encontrou na estrada o seu caminho”, afirmou Regina, também idealizadora da moto fúnebre.
Como é a Harley ‘rabecão‘
De acordo com a Ossel Assistência, o modelo é a primeira moto cortejo, ou moto fúnebre, do Brasil. Transformada pela Procópio Funeral Cars, especialista em veículos especiais, a moto recebeu um investimento de R$ 500 mil.

“A OSSEL Assistência é muito mais do que velório e enterro. Nosso objetivo é contemplar todos os grupos da sociedade, respeitando os desejos das famílias e garantindo que cada despedida seja única e feita com acolhimento e humanização.”, afirmou o CEO do Grupo Ossel Assistência, César Marchetti.
O modelo Harley-Davidson usado como base para a moto fúnebre é a Electra Glide Ultra Limited. Ela já usa o motor Milwaukee Eight 107, ou seja, um V2 de 1.750 cc. De acordo com a tabela Fipe, o modelo 2017 da Electra Glide vale R$ 76 mil.

A principal modificação está na parte traseira, com duas rodas, transformando a moto em um triciclo. Além, é claro, do habitáculo para transportar o caixão. Aparentemente, também há alto-falantes na urna funerária. Dessa forma, a última viagem dos fãs de motocicletas, que partem desta para melhor, pode ter uma trilha sonora adequada ao lado dos amigos.
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