Harley Pan America 2024 fica mais barata; veja o preço | Mobilidade Estadão | Acima de 600 cilindradas, Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Harley Pan America 2024 fica mais ‘aventureira’ e barata; veja preço e o que mudou

Por: Arthur Caldeira . 07/08/2024
Meios de Transporte

Harley Pan America 2024 fica mais ‘aventureira’ e barata; veja preço e o que mudou

Bigtrail de 150 cv da marca norte-americana ganha rodas raiadas e chega às lojas por preço inferior ao do seu lançamento

3 minutos, 42 segundos de leitura

07/08/2024

Por: Arthur Caldeira

Harley-Davidson Pan America 1250 2024
Nova cor amarela também é novidade do modelo 2024 da bigtrail da Harley. Fotos: Divulgação/Harley-Davidson

A Harley-Davidson anunciou nesta semana a chegada do modelo 2024 da Pan America Special, sua moto aventureira. Embora não tenha tido mudanças em seu conjunto mecânico, a bigtrail da Harley passa a contar com rodas raiadas, mais adequadas para a pilotagem off-road em terrenos irregulares. Curiosamente, a Pan America 2024 tem preço menor do que quando a moto foi lançada no País, em 2022.

De acordo com a Harley-Davidson, a Pan America 1250 Special 2024 custa a partir de R$ 119.900, para a cor preta metálica. Já as novas cores cinza e amarela acrescentam R$ 2.677 e R$ 3.164 ao preço final da bigtrail da Harley.

Quando avaliamos o modelo, no ano de seu lançamento no Brasil, a Pan America tinha preço sugerido de R$ 143.800. À época, a bigtrail da Harley tinha preço elevado para um segmento tão concorrido. Afinal, a campeã de vendas BMW R 1300 GS mais cara sai por R$ 126.900.

Questionada, a fabricante afirmou que não comenta suas políticas comerciais. Em conversa com distribuidores e fãs da marca, descobrimos que o preço da Pan America já tinha sido reduzido, pelo menos, desde o início do ano. A Harley, entretanto, não comunicou a redução de preço e também não revelou o motivo.

Pan America tem motor de 1250 cc e 150 cv

Primeira moto aventureira construída pela Harley-Davidson, a Pan America 1250 Special usa um moderno motor de dois cilindros em “V” com 1.252 cc. Apesar de adotar a tradicional arquitetura V2, o propulsor tem arrefecimento líquido e duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC). Dessa forma, produz 150 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 13,1 m.kgf de torque a 6.750 rpm. Desempenho superior a maioria das motos da Harley.

Além do bom desempenho, a Harley-Davidson não economizou no pacote tecnológico da Pan America, como é padrão nas concorrentes do segmento big trail. Adotou um moderno sensor de medição inercial, que aumenta a precisão do controle de tração e dos freios ABS, otimizados para curvas. Há ainda assistente de partida em rampa e outros recursos eletrônicos, “empacotados” em cinco diferentes modos de pilotagem.

Saiba mais: Pan America: testamos a bigtrail da Harley

Os modos também alteram os ajustes das suspensões Showa semiativas, que são de série na versão Special, a mais completa e a única que vem ao Brasil. O conjunto com garfo telescópico invertido, na dianteira, e um monoamortecedor, na traseira, ainda traz uma inovação: o sistema batizado de ride height control. Ao montar na Pan America, é possível sentir a moto abaixar “sozinha”, em até 5 centímetros, o que facilita manobrar a moto e torna a grande big trail mais acessível a pilotos de menor estatura.

Rodas raiadas com preço menor

Agora, além do bom curso das suspensões eletrônicas, a Pan America conta com rodas raiadas –  aro 19, na dianteira, e aro 17, na traseira – para rodar com mais desenvoltura em estradas de terra. As rodas raiadas têm vantagens em relação às rodas de liga leve. Os raios que conectam o aro e o cubo distribuem melhor a energia no caso de impactos, seja em obstáculos no fora de estrada, ou ao passar por buracos no asfalto.

Rodas raiadas – aro 19, na dianteira, e aro 17, na traseira – são novidades da Pan America 2024

Por usar raios ficados na borda dos aros, a Pan America 1250 Special pode calçar pneus sem câmara, que também facilitam o conserto em caso de um furo. Originalmente, a bigtrail usa pneus Michelin Scorcher Adventure nas medidas 120/70-19, na dianteira, e 170/60-17, na traseira.

Com a chegada das novas rodas, porém, a Harley-Davidson passa a oferecer mais uma opção de pneus para os motociclistas. Mais voltados para o off-road, os pneus Michelin Anakee Wild estão homologados para o modelo. Contudo, exigem a recalibragem do módulo de controle do motor para uso exclusivo em terrenos acidentados, de acordo com a Harley.

Bigtrail da Harley tem preço a partir de R$ 119.900; novas cores, porém, custam mais caro

O modelo 2024 da bigtrail da Harley com rodas raiadas chega em breve às concessionárias da marca em três opções de cores: Vivid Black, Gray Haze e Industrial Yellow/White Sand. A Pan America 1250 Special 2024 tem preço inicial sugerido de R$ 119.900.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login