A Honda apresentou a Sahara 300 modelo 2026. Segunda moto trail mais vendida e nona moto mais vendida do Brasil no primeiro semestre, a Sahara 300 não sofreu grandes modificações. A Honda revelou apenas novas cores e grafismos para todas as versões do modelo.
A versão standard, de entrada, agora traz a nova cor cinza metálico, com uma proposta urbana e discreta, enquanto a versão Rally mantém a base visual do modelo 2025, mas incorpora detalhes em azul nas faixas, reforçando a imagem tricolor com vermelho, azul e branco.
Por fim, a versão Adventure, topo de linha, preserva o sucesso da tonalidade bege do modelo 2025, mas traz grafismos renovados e detalhes em preto no lugar do prata da geração anterior.
A Honda seguiu a máxima “em time que está ganhando não se mexe” e não fez mudanças mecânicas nem ciclísticas na Sahara 300 2026. Afinal, a trail já emplacou mais de 90 mil unidades, desde o seu lançamento, no final de 2023. T
anto que já figura entre as 10 motos mais vendidas do Brasil neste ano. Também aparece como o segundo modelo mais vendido na categoria trail, ficando atrás somente da Honda NXR 160 Bros e superando sua principal rival, a Yamaha Lander 250.
Com chassi derivado da off-road CRF 250F, a Sahara 300 manteve a suspensão telescópica convencional, na dianteira, e monoamortecida, na traseira. As rodas raiadas têm aros de alumínio, com 21 polegadas, na frente, enquanto, atrás, tem aro 18. Os freios são a disco nas duas rodas, com sistema ABS de dois canais.
O motor é o mesmo de um cilindro, de 293,5 cm³ de capacidade, com comando simples no cabeçote e arrefecimento a ar. Bicombustível, o monocilíndrico produz até 25,2 cv de potência máxima e 2,74 m.kgf de torque, quando abastecido com etanol. Câmbio de seis marchas e transmissão final por corrente completam o trem de força da Honda Sahara 300 2026.
Por fim, sistema de iluminação full-LED, painel digital black-out e entrada USB-C completam as especificações do modelo. Vale destacar ainda o sistema ESS (Emergency Stop Signal), que aciona o pisca-alerta em frenagens mais bruscas.
Embora não tenha sofrido mudanças mecânicas, a Honda Sahara 300 2026 teve seu preço reajustado em torno de 2,7%. Agora, todas as versões têm preço público sugerido acima de R$ 30 mil.
A versão de entrada, na cor cinza, tem preço sugerido de R$ 30.385, já a versão rally sai por R$ 31.053. Enquanto a versão Adventure tem preço sugerido de R$ 32.108. Vale lembrar que os valores divulgados pela Honda para a Sahara 300 2026 não incluem frete e seguro, portanto, podem variar de Estado para Estado.
As versões standard e rally se diferenciam apenas pelo esquema de cores, já a Adventure traz acessórios de fábrica. A versão mais cara e topo de linha do modelo vem com para-brisa mais alto, protetor de carenagem e baú de série.
A Honda XRE 300 Sahara 2026 chega à rede de concessionárias a partir de setembro. A trail tem garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem. Abaixo, as cores disponíveis para cada uma das versões e seus respectivos preços sugeridos (com base São Paulo/SP):