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Honda Gold Wing celebra 50 anos; conheça a história desse ícone em duas rodas

Por: Arthur Caldeira . Há 2 min
Meios de Transporte

Honda Gold Wing celebra 50 anos; conheça a história desse ícone em duas rodas

Edição comemorativa de meio século do modelo chega em breve ao Brasil; preço deve ultrapassar os R$ 305 mil

4 minutos, 55 segundos de leitura

19/06/2025

Honda Gold Wing 50 anos 2025
Produzida desde 1975, a grã-turismo da Honda é uma das motos mais longevas em produção. Fotos: Honda

A Honda celebra 50 anos da Gold Wing em 2025 com o lançamento de uma edição e comemorativa que deve chegar em breve ao Brasil. O modelo, ícone do turismo sobre duas rodas, é uma das motos mais longevas em produção. A plataforma Gold Wing evoluiu consideravelmente no meio século desde seu lançamento, mas sempre permaneceu fiel à visão de tornar a pilotagem de motocicleta em longas distâncias confortável e agradável.

Embora hoje seja sinônimo de conforto para longas viagens, a ideia inicial da Honda não era fazer uma moto touring. A proposta inicial da Gold Wing tinha como objetivo construir “a melhor moto de todos os tempos”.

O primeiro projeto da Gold Wing nasceu no início da década de 70, quando ainda era classificado como “top secret” pela marca. Inicialmente teria um motor de seis cilindros opostos, comumente chamado de boxer.

Por fim, perceberam que aquele motorzão era mais adequado a uma motocicleta voltada ao turismo e que alcançasse grandes distâncias. Assim nascia esse ícone em duas rodas. Confira a seguir evolução de cada versão do modelo.

1975: GL1000 Gold Wing – a primeira

Com um motorzão de 999cm³, refrigeração líquida e quatro cilindros opostos fixado horizontalmente, a primeira GL 1000 Gold Wing combinava uma excelente velocidade de cruzeiro com um conforto nunca antes experimentado em duas rodas com seus 80 cavalos de potência máxima. O modelo foi o primeiro de série da Honda equipado com transmissão final por eixo-cardã – uma característica que permanece até hoje.

Seu sucesso foi tanto que, já em 1976, a Honda lançou uma série especial da GL1000, mostrando que a moto realmente foi bem aceita no mercado. Em 1979, a fabricante japonesa abre sua primeira fábrica na América do Norte, pois 80% da produção da Gold Wing era destinada aos Estados Unidos.

1980: GL 1100 Gold Wing e GL 1100 Gold Wing Interstate

Enquanto a GL 1000 desafiava a segmentação com sua mistura de potência esportiva com conforto touring, a GL 1100, lançada cinco anos depois, estabeleceu o modelo como uma grã-turismo por excelência.

O motor maior – de 1085 cm³ – foi desenvolvido para oferecer mais torque do que potência e a maior distância entre-eixos garantiu mais estabilidade ao conjunto e amplo espaço para piloto e garupa. A suspensão a ar também estabeleceu novos parâmetros para a pilotagem de motocicletas.

No mesmo ano, foi lançada a versão Interstate, que introduziu carenagem, malas laterais e top case como itens de série que continuam até hoje.

1982: GL1100 Gold Wing Aspencade

A mais luxuosa Gold Wing até aquela data oferecia inúmeros itens e equipamentos de série. Os mimos do modelo iam de um painel com tela de LCD, rádio amador e compressor de ar na moto.

1985: GL1200 Limited Edition

A posição da Gold Wing como uma touring ganhou força com a aposentadoria da versão standard GL 1200 sem carenagem e o lançamento da GL 1200 Limited Edition (edição limitada). Completa, a edição limitada tinha injeção eletrônica de combustível, sistema de som com quatro alto-falantes, piloto automático, suspensão traseira ajustável, computador de bordo e pintura metálica na cor dourada.

1988: GL1500 Gold Wing

O objetivo do projeto de 1988 parecia impossível: a nova Gold Wing tinha de ser mais silenciosa, mais suave, confortável e ainda melhor nas curvas. Para isso, a equipe de desenvolvimento testou 15 diferentes configurações em mais de 60 protótipos. Nascia assim a GL 1500 com seis cilindros que, por mais de uma década, definiu os parâmetros de motocicletas grã-turismo de luxo.

2001: GL1800 Gold Wing

Após oito anos de desenvolvimento, a GL 1800 levou a família Gold Wing a um patamar antes inimaginável. Um dos grandes responsáveis por isso foi Masanori Aoki, líder do projeto e responsável por desenvolver diversos sucessos da Honda, entre eles a CBR600F3.

Muitas configurações de motores foram testadas e rejeitadas até que em 2001, a primeira GL 1800 foi lançada com um motor de seis cilindros opostos fixado horizontalmente a um quadro de alumínio. Seu baixo centro de gravidade garantia estabilidade e maneabilidade impressionantes na estrada para uma moto de 1800 cc.

2006: Primeira moto com airbag

O modelo de 2006, lançado primeiramente nos Estados Unidos, trazia o primeiro air-bag de série do mundo em uma motocicleta. Aliás, primeiro e único até hoje. Além disso, o modelo teve lanternas traseiras remodelados e um painel renovado.

2012: Renovada

A Gold Wing passou por um bom face-lift. Além disso, a linha de produção passou a ser Kumamoto, no Japão. O modelo atual mantém essa identidade visual, mas ganhou aperfeiçoamentos em seu sistema de som, como conexão para iPod e entrada USB.

2018: Rainha das estradas

A mais recente geração da Honda Gold Wing GL 1800 manteve a cilindrada, mas ganhou motor com quatro válvulas por cilindros. Com isso ganhou potência e torque, além de perder 40 kg de peso.

Para manter o reinado, a Gold Wing herdou tecnologias dos automóveis Honda, como o câmbio de dupla embreagem (DCT) com sete marchas e trocas automáticas. Além da suspensão dianteira do tipo double-wishbone inspirada no esportivo Honda NSX.

2025: Edição de 50 anos

A Honda Gold Wing comemora 50 anos em 2025 com uma edição especial, a GL1800 Gold Wing Tour 50th Anniversary, disponível em cores exclusivas como dourado, marrom e vermelho. Além disso, as edições comemorativas trazem detalhes como emblemas do 50º aniversário e brindes exclusivos, como uma miniatura da moto e um livro sobre sua história.

Algumas unidades do modelo chegam ao Brasil ainda neste ano, de acordo com fontes ligadas à Honda. O preço deve ultrapassar os R$ 305 mil pedidos pelo modelo standard atualmente.

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