Honda XRE 190 2025; veja fotos, detalhes e preço | Mobilidade Estadão | Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Honda XRE 190 evolui no modelo 2025; veja detalhes e preço

Por: Arthur Caldeira . 20/09/2024
Meios de Transporte

Honda XRE 190 evolui no modelo 2025; veja detalhes e preço

Trail manteve motor de 190 cc, mas ganhou novo design e suspensões mais robustas

4 minutos, 39 segundos de leitura

20/09/2024

Honda XRE 190 2025
Além de visual mais encorpado, XRE 190 2025 conta com novo sistema de iluminação com farol, lanterna e piscas em LED. Fotos: Divulgação/Honda

Após quase uma década sem mudanças, a Honda XRE 190 traz evoluções no modelo 2025. Lançada em 2016 para preencher o espaço entre Bros 160 e XRE 300, a trail de 190 cc traz novo design e outras melhorias. Apesar das novidades visuais e técnicas, a XRE 190 2025 manteve o mesmo motor. O monocilíndrico continua com 184,4 cm³, porém com ajustes para atender as novas regras de emissão de poluentes do Promot 5.

Honda XRE 190 2025 azul
Trail manteve o visual “bicudo”, mas ganhou design mais moderno; preço subiu cerca de 6%

A Honda XRE 190 2025 chega às lojas a partir de outubro em três opções de cores. Além da cor vermelha perolizada e do azul metálico, a fabricante japonesa manteve uma versão Adventure, na cor cinza perolizado com grafismos exclusivos. O preço, contudo, aumentou cerca de 6%. Enquanto o modelo 2024 partia de R$ 20.770, a XRE 190 2025 tem preço público sugerido a partir de R$ 22.060.

Design mais ‘encorpado’

Assim como aconteceu com sua irmã menor, a Bros 160, a principal novidade da Honda XRE 190 2025 está em seu design. Embora mantenha o visual “bicudo” e um paralama rente à roda dianteira, a nova XRE 190 tem carenagens que revestem o tanque. Dessa forma, a trail ficou mais “encorpada” e sofisticada que a geração anterior.

Além disso, a trail urbana agora traz farol, lanterna e piscas em LED. Outra novidade interessante está no painel digital, agora do tipo “blackout” e com mais informações. Dotado de um útil indicador de marcha engatada, traz hodômetros total e parciais, e ganhou computador de bordo que informa consumo médio e autonomia. Como sinal dos tempos, a XRE 190 2025 também traz entrada USB-C, que permite carregar smartphones.

Leia mais: Promot 5 reduzirá poluição das motos pela metade

Na traseira, outra mudança que salta aos olhos é a ponteira de escapamento. Semelhante à utilizada na Sahara 300 e na Tornado 300, também dá a impressão de que se trata de uma trail de maior cilindrada. Destacam-se ainda as alças laterais para a garupa, que se unem e formam, assim, um bagageiro onde é possível instalar um top case.

XRE 190 2025: motor e ciclística

Do ponto de vista mecânico e ciclístico, contudo, a XRE 190 2025 traz novidades modestas. A Honda manteve o monocilíndrico, OHC, arrefecido a ar e com 184,4 cm³ de capacidade.

XFRE 190 2025
Motor de 190 cc perdeu potência, mas manteve o torque para atender às regras do Promot 5

Bicombustível e alimentado por injeção eletrônica, produz 16 cv com etanol e 15,9 cv com gasolina, a 8.000 rpm. Um pouco menos que os 16,4 cv e 16,3 cv da atual geração. Apesar de ter perdido potência, a XRE 190 manteve o torque de 1,66 m.kgf com etanol e 1,65 m.kgf, a 6.000 rpm.

Os ajustes foram necessários para atender a quinta fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot 5). De acordo com a Honda, a XRE 190 2025 tem os índices de emissões de CO (monóxido de carbono), HC (hidrocarbonetos) e os NOx (óxidos de nitrogênio) reduzidos para além do nível exigido pelas novas regras.

O câmbio, com embreagem multidisco em banho de óleo, continua com cinco marchas. Assim como a transmissão final, feita por corrente.

Suspensões mais ‘robustas’

Na parte ciclística, a Honda XRE 190 2025 usa o mesmo quadro do tipo berço semiduplo de aço que o atual modelo. A grande novidade fica por conta da suspensão dianteira, que traz garfo telescópico convencional com tubos de de 33 mm de diâmetro e curso de 180 mm. Anteriormente, a trail tinha tubos de 31 mm de diâmetro. Os tubos internos de maior diâmetro resultam em maior resistência a torçoes que podem ocorrer sob uso extremo, especialmente em frenagem.

Trail urbana, que usa rodas 19, na frente, e 17, atrás, recebeu garfo dianteiro de 33 mm de diâmetro

A suspensão traseira não teve modificações. O monoamotrecedor traseiro fixado a balança em aço tem curso de 150 mm na roda. Seguindo a receita de trail urbana, inaugurada pela Bros 160, a XRE 190 também usa rodas raiadas com aros de aço de 19 polegadas, na dianteira, e 17 polegadas, na traseira. Os pneus, nas medidas 90/90 – 19, na frente, e 110/90-17, atrás, calçam pneus de uso misto Pirelli MT 60.

Os freios também permanecem os mesmos. Na roda dianteira, há um disco de 240 mm com pinça de pistão duplo e sistema ABS (Antilock Braking System). Já na traseira, o disco tem 220 mm e pinça de pistão simples. O peso a seco da XRE 190 2025 caiu de 127 kg para 126 kg.

Cores e versões da nova XRE 190

A Honda XRE 190 2025 chega à rede de concessionários Honda a partir de outubro. Há três opções de cores: vermelho perolizado, azul metálico fosco e a cor cinza perolizado com grafismos exclusivos na versão Adventure.

O preço público sugerido pela Honda, base São Paulo (SP), que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 22.060,00 e R$ 22.496,00 para a versão Adventure. A trail tem garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login