Já pensou em usar a bicicleta para trabalhar? Veja como se preparar para essa rotina

Além de ter uma bicicleta confortável, é preciso usar roupas adequadas. Foto: Getty Images
Redação Mobilidade
23/05/2022 - Tempo de leitura: 3 minutos, 22 segundos

Usar a bicicleta para trabalhar pode ser uma boa opção para quem quer fugir do trânsito. Afinal, no Brasil a frota de veículos já chega a 59,5 milhões de carros nas ruas, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito.

Além disso, a bike também é uma alternativa para quem deseja ter uma rotina saudável. De acordo com o livro Cycling for Health and Fitness, uma hora pedalando de forma leve gasta 420 calorias.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de andar de bicicleta para trabalhar ou passear. Então, separamos para você 10 dias para ter uma viagem com mais conforto e segurança. Confira:

1 – Cuide da sua saúde

O primeiro passo antes de pegar a bicicleta para trabalhar é cuidar da saúde. Você precisa fazer um check-up e seu médico autorizar você a fazer exercícios físicos. Esse passo é essencial, pois apenas o seu médico pode te orientar de acordo com suas limitações. Assim, você evita agravar alguma lesão ou mesmo um problema cardíaco, por exemplo. Caso esteja tudo em dia, vale consultar um nutricionista para manter uma boa alimentação, já que vai começar a fazer mais exercícios.

2 – Escolha a bicicleta para trabalhar ideal

Em segundo lugar, você deve se preocupar com a bike. Comprar uma bicicleta que não seja adequada a você e ao seu corpo pode causar dores e desconforto ao pedalar. Para evitar essas situações, existe a técnica bike fit, que consiste em encontrar e ajustar o modelo ideal de bicicleta para o ciclista. A ideia é ajudar quem pedala a utilizar o máximo do equipamento e do seu corpo.

3 – Use roupas confortáveis

Além de ter uma bicicleta confortável, é preciso usar roupas adequadas. Em geral, um tecido leve, que seca rápido, é o ideal. Desta forma, você sempre deve carregar roupas extras para usar quando chegar ao trabalho. 

4 – Pense em como vai carregar seus pertences

Agora que você já sabe que vai precisar trocar de roupa, é hora de pensar em outro ponto essencial: onde carregar os pertences? Afinal, não será somente seu material de trabalho que estará com você. Em vez de usar uma mochila, o ideal é comprar um alforje, um tipo de bolsa que fica preso à bicicleta, em vez de forçar suas costas.

5 – Pense na segurança da bike

Mesmo que você vá colocar sua bicicleta em um local seguro, é bom ter um cadeado ou uma trava. Caso você queira estacionar na rua, já terá uma proteção para a sua bike.

6 – Não esqueça da sua segurança

O principal item para ter com você ao usar a bicicleta para ir trabalhar ou passear é o capacete. Outros itens de segurança são luvas, joelheiras e cotoveleiras. Óculos protegem contra o sol e sujeira que podem atingir o olho. 

7 – Se prepare para imprevistos

Assim como um carro, a bicicleta também pode apresentar problemas. Então, você precisa ter algumas ferramentas básicas. Um kit com chaves diversas (Allen, Philips, fenda etc.) e uma bomba de ar já ajudam a se virar na hora do apuro. Para evitar furos nos pneus, também é possível colocar fitas antifuro e selante nos pneus.

8 – Faça manutenção da sua bike

Contudo, para evitar que você tenha que parar sua viagem para fazer reparos, é bom prevenir. Tanto fazer a manutenção preventiva em casa como em um local de confiança são opções válidas.

9 – Seja visto

Na hora de pedalar, é essencial que os motoristas e pedestres te vejam. Portanto, não se esqueça dos refletores. Buzinas e retrovisores também são essenciais.

10 – Escolha bem a rota

Por fim, calcule bem a rota antes de pegar a bicicleta para trabalhar. Veja qual o caminho mais seguro e com melhor estrutura. Caso você não encontre ciclovias ou ciclofaixas, evite vias estreitas ou pedalar pela calçada. Assim você garante a segurança de todos e ainda consegue chegar na hora certa.