KTM retoma produção de motos na Europa | Mobilidade Estadão | Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

KTM retoma produção de motos na Europa depois de meses de paralisação

Por: Arthur Caldeira . Há 1 min atrás
Meios de Transporte

KTM retoma produção de motos na Europa depois de meses de paralisação

Após passar por processo de recuperação judicial e ter ajuda financeira da Bajaj, marca volta a produzir em sua fábrica na Áustria

2 minutos, 3 segundos de leitura

30/07/2025

KTM retoma produção de motos na Europa
Retomada da produção iniciará pelas motos off-road, anunciou a KTM. Foto: KTM AG

A KTM anunciou que voltou a produzir motos em sua fábrica em Mattighofen, na Áustria, desde 28 de julho. A planta irá operar em uma jornada integral de cinco dias por semana. A retomada na produção começará com a linha de motos Offroad, como a KTM já havia anunciado. Além do segmento Offroad, a KTM retomará a produção de suas motos da plataforma LC4, incluindo a KTM 690 ENDURO R e a KTM 690 SMC R.

“Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para expressar nossos agradecimentos especiais aos nossos funcionários, que deram uma contribuição significativa nos últimos meses com grande comprometimento, flexibilidade e coesão para tornar possível este novo começo. Seu compromisso em uma das fases mais desafiadoras foi e é um fator chave para o sucesso da empresa”, afirmou em comunicado, o CEO da KTM AG, Gottfried Neumeister.

Entenda a crise na KTM

A fabricante austríaca enfrenta problemas financeiros desde novembro de 2024, quando entrou com um processo de reestruturação na justiça austríaca. Com centenas de milhares de motos em estoque, A marca, então, interrompeu a produção na Europa em dezembro. Em abril, novamente, a produção de motos foi interrompida por dívidas com fornecedores.

O plano de reestruturação, aprovado pela justiça austríaca, incluiu a saída do então CEO Stephan Pierer. Também estabeleceu prazo de 90 dias para quitar parte das dívidas com os credores. Em maio, ainda dentro do prazo, a KTM recebeu uma injeção de 800 milhões de euros da indiana Bajaj para resgatar a marca.

A Bajaj já detinha 49% do Pierer Mobility, grupo do qual a KTM faz parte. Com o investimento, passou a ter o direito de ser acionista majoritária da marca austríaca. À época, a empresa afirmou que a aquisição dependia ainda da aprovação dos órgãos reguladores.

“Junto com nosso parceiro de longa data, a Bajaj, elaboramos uma estratégia para levantar mais 600 milhões de euros para esse novo recomeço, além dos 200 milhões de euros já disponibilizados”, afirmou o novo CEO da KTM, Gottfried Neumeister. 

Assim como acontece com a Triumph, a Bajaj produz as motos de baixa cilindrada da KTM. A gigante indiana produz modelos, como as motos de 125cc, 250cc e 390cc da linha Duke e Adventure . A produção dessas motos, contudo, não sofreu paralisação. pois é feita na planta da Bajaj, na Índia.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login