Marcas apelam para o emocional em séries especiais de motos
Versões exclusivas e comemorativas de modelos conhecidos têm feito sucesso entre os consumidores que desejam se diferenciar
As séries especiais de alguns modelos populares de motocicleta estão em alta. As principais marcas, como Honda, Yamaha e Kawasaki, têm apostado em versões exclusivas de motos, que vendem bem e até se tornam objeto de desejo de colecionadores com o passar dos anos.
A inspiração pode ser um time de futebol, uma data comemorativa, modelos de corrida ou, simplesmente, cores e grafismos mais chamativos para conferir um ar de esportividade. Mas o objetivo é um só: fisgar os consumidores pelo lado emocional, oferecendo a eles uma versão diferenciada de alguns modelos já conhecidos.
É o caso da Honda CB 250F Twister, que ganhou uma edição especial em 2020. Uma das motos mais vendidas do Brasil, a Twister Special Edition traz grafismos mais chamativos e cores exuberantes, como nas rodas pintadas de laranja, e tem feito sucesso entre os fãs do modelo street de 250 cc.
“Percebemos que, por ser uma evolução das motos de entrada, o consumidor tem perfil jovem e se orgulha de ter comprado uma Twister. Ele gosta de mostrar a moto, e o visual impactante da série especial ajuda”, revela Ana Carolina Barreto, supervisora de design da Honda Research Brasil, departamento de pesquisa e desenvolvimento da fábrica japonesa no País.
Conceitos
Desde 2015, a Honda enxergou esse nicho e tem exibido modelos-conceito no Salão Duas Rodas, que costumava ocorrer a cada dois anos, como um termômetro para testar a reação do público. “Isso tem dado muito certo, pois é a oportunidade de atrair usuários, agregando novos valores a um modelo conhecido”, conta Barreto.
Um caso de sucesso da estratégia é a Honda XRE 300 Adventure, apresentada como conceito e estudo de estilo pelos designers da Honda, no salão de 2015 – a versão mais elaborada teve excelente recepção do público durante o evento. Tornou-se uma versão de linha do modelo e, em pouco tempo, virou uma das mais vendidas do segmento.
No Salão Duas Rodas 2019, a marca apresentou diversos modelos-conceito e séries especiais, comprovando o sucesso da receita, conta Barreto, da HRB, onde tudo é desenvolvido. “Desde a ideia inicial, a criação, o desenho e a fabricação… Tudo é feito aqui no Brasil”, revela a designer, formada em desenho industrial.
Além da Twister, outros três modelos Honda ganharam séries diferenciadas para 2020. A popular CG 160 Titan agregou uma versão “S”, de sport, com grafismos e cores que remetem aos modelos mais esportivos da Honda. A XRE 190 Special Edition também traz grafismos mais elaborados, inspirados na versão Adventure do modelo de 300 cc.
Para a trail NXR 160 Bros, o departamento de design da Honda buscou inspiração nas motos de competição off-road da marca japonesa, batizadas de CRF, que disputam provas de motocross, enduro e rally. “O comprador da Bros procura o conforto do assento e das suspensões mais longas, mas usa a moto em terrenos acidentados e estradas de terra. Com a série especial, a gente quis dar um gostinho das CRFs para esse consumidor”, revela Ana Carolina Barreto.
As competições, mas nas pistas de asfalto, também foram a inspiração para a Kawasaki criar uma edição especial da Ninja 400, lançada aqui em 2018. Batizada de “KRT Replica”, o modelo traz as cores da equipe da marca no Campeonato Mundial de Superbike e a inscrição Kawasaki Racing Team na carenagem. E até cobra a mais por isso: a edição especial é vendida por R$ 28.990, R$ 1 mil a mais que a Ninja 400 inteiramente preta.
Das pistas de MotoGP, também vieram as cores e o nome de uma versão especial de outra miniesportiva, a Yamaha R3, de 321 cc. Pintada de preto, com detalhes em azul, a versão R3 Monster traz até mesmo o adesivo dos patrocinadores da equipe Yamaha na Fórmula 1 das motos.
Versões e Séries especiais de motos à venda no Brasil
Conheça os diferenciais e a inspiração para algumas séries especiais de motos populares à venda no Brasil
Honda CG 160 Titan S
Versão topo de linha da moto mais vendida do Brasil, a Titan tem um longo histórico de séries especiais. A mais recente delas é a CG 160 Titan S. Além do destaque para o nome do modelo e a inscrição “S” nos grafismos, a série ainda possui rodas e diversos itens pintados na cor vermelha. O preço de R$ 12.430 é maior que os R$ 12.000 pedidos pela Titan “normal”.
Kawasaki Versys X-300 Tourer
A aventureira compacta da Kawasaki não é apenas uma série especial, mas uma versão mais equipada para viajar, como já denuncia o nome. Além de cor e grafismo exclusivos, a Versys X-300 Tourer, vendida por R$ 29.990, traz acessórios como protetor de motor, faróis auxiliares e malas laterais, na medida para quem vai pegar estrada. Nesse caso, a diferença de preço para a Versys normal é maior, de R$ 3.000.
Yamaha R3 Monster
O modelo, que já tem carenagens, fica ainda mais esportivo na versão Monster, com as cores da MotoGP. Não há mudanças no motor de dois cilindros e 321 cm³, mas a fábrica cobra R$ 500 a mais que na versão convencional: a R3 Monster é vendida por R$ 26.990.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários