Mulheres são as que mais utilizaram Uber Moto nos últimos quatro anos no Brasil

Em média, as passageiras têm 38 anos de idade e possuem uma renda mensal de R$ 2.416. Foto: Divulgação/Uber

Há 13 dias - Tempo de leitura: 1 minuto, 40 segundos

Em quatro anos de operação no Brasil, a Uber Moto transportou mais de 20 milhões de pessoas. De acordo com a empresa, a maior parte dos passageiros foram mulheres das classes C, D e E, representando até 54% dos usuários habituais do serviço.

Leia também: O impacto das motos por aplicativo na economia, modal é mesmo benéfico?

Em média, as passageiras têm 38 anos de idade e possuem uma renda mensal de R$ 2.416. Em um estudo elaborado em parceria com o Instituto Datafolha, a Uber também mostrou que 55% da população já usou ou, se não usou, tem interesse em usar moto por aplicativo. O mesmo estudo mostra que 6 em cada 10 brasileiros que utilizam o serviço de moto por app fazem para deslocamentos diários.

Inaugurado na capital do Sergipe, Aracaju, o Uber Moto já está presente em cerca de 500 cidades. Dentre as cidades que mais utilizam o serviço estão Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro e Recife. Entre os brasileiros, o usuário mais assíduo está em Fortaleza e já pediu o Uber Moto mais de 5.200 vezes.

O mapeamento também mostra que o motociclista parceiro com o maior número de viagens está em Manaus, com 27 mil deslocamentos realizados. Nesse período, mais de 800 mil motociclistas parceiros fizeram pelo menos uma viagem de Uber Moto.

Dentre os motivos apontados para o uso do aplicativo, 91% dos entrevistados concordaram que o serviço oferece menor tempo de descolamento em comparação com outros modais. Ao mesmo tempo, 87% afirmaram usar o app como alternativa ao transporte público. 

Uber Moto em São Paulo

Em São Paulo, o transporte de passageiros em motocicletas é proibido. Em 2023, o Uber Moto chegou a iniciar atividades na cidade, mas interrompeu em menos de um mês de operação. De acordo com a Prefeitura de São Paulo na época, a decisão levou em consideração a segurança e a saúde da população.